sábado, 22 de outubro de 2011

Dusseldorf, desde 99€

O preço das viagens aéreas não me parece que traduza a verdadeira estrutura de custos, nomeadamente os custos de combustível. E o preço do combustivel não não me parece corresponder ao seu valor, mas isso é uma conversa metafísica. Como as pessoas dão muita importancia às técnicas das "low cost", resolvi investigar um anuncio tentador, que prometia Dusseldorf, pela Lufthansa, desde 99€, ida e volta, enquanto ia imaginando a descida do Reno até Colónia, cidade de gente aberta, de árvores e de arqueologia romana.
Lá segui o "link" e fui escolhendo datas que me pareceram pacíficas, do ponto de vista da procura.
Ida no sábado, 29 de outubro e regresso na 3ª feira, feriado, 1 de novembro:  437€
Ida na 2ª feira, 24 de outubro e regresso na 5ªfeira, 27 de outubro:  440€
Ida na 4ªfeira, 2 de novembro e regresso na 4ªfeira, 23 de novembro:  306€

Não consegui encontrar a viagem por 99€.
Não vou descer o Reno até Colónia para ver a catedral e o museu romano.
Está conforme o que eu penso das técnicas de publicidade das companhias de aviação.
Repetindo muitas vezes que são mais baratas que o TGV, as pessoas acreditam.
Mas como não temos TGV, nem para ir a Madrid, as pessoas vão continuar a acreditar que o transporte aéreo é um meio económico de desperdiçar petróleo.
Repetindo, repetindo...

Sem comentários:

Enviar um comentário