sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Notícias da Islandia em setembro de 2012

Olafur Grimsson, presidente da Islândia: “ninguém morrerá de fome num país onde há mais ovelhas do que gente e mais canas de pesca do que telemóveis; não será encerrada nenhuma escola, nenhum infantário, nenhum hospital para pagar as aventuras e cowboiadas da banca e da bolsa”.

É verdade que na economia como na física, as leis são de aplicabilidade diferente em função da dimensão do sistema (a Islândia tem 320.000 habitantes), e que a Islândia é auto-suficiente em alimentação (ninguém estimulou o enfraquecimento da frota pesqueira) e em energia (as fontes hídricas e geo-térmicas não estão na mão de empresas fora do controle público), e que a preparação política do povo islandês é superior.
Mas também é verdade que a principal razão do atual crescimento económico da Islândia está na mudança de métodos de debate das questões públicas e de tomada de decisão e na subordinação do poder dos bancos ao interesse público.
Houve uma maior abertura à participação cívica.
Penso que em Portugal o que se poderia fazer era tentar através das assembleias de freguesia (mesmo as que o governo quer extinguir) reunir os pareceres dos cidadãos sobre as questões públicas, e sintetizados ao nível das câmaras em assembleias municipais sob supervisão de cidadãos inscritos livremente, com obrigatoriedade de registo de todas as participações e com carater vinculativo para cumprimento pelos orgãos politicos.
Fora do controle partidário, claro, como na Islandia.

Como quem manda não deixa fazer-se assim, resta-nos ler livros como A sabedoria das multidões de James Surowiecki, Portugal, dívida pública e défice democrático de Paulo Trigo Pereira, e Revolução sem líder de Carne Ross, onde se descreve o método.
Nunca inventei nada, mas sempre gostei de tentar compreender o que outros descobriram; coisa que muitos não podem dizer.
A democracia precisa de adotar as conquistas das ciencias de gestão considerando os cidadãos como acionistas segundo a regra: uma voz, uma ação, um voto.

Mais informação sobre a Islândia em:
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-isl%C3%A2ndia-triplicar%C3%A1-seu-crescimento-em-2012-ap%C3%B3s-a-pris%C3%A3o-de-pol%C3%ADticos-e-banqueiros


Sem comentários:

Enviar um comentário