sábado, 6 de outubro de 2012

A metáfora da bandeira



                                                      com a devida vénia ao Expresso
Antes que se ponham para aí a investigar impiedosamente quem foi o responsável pelo erro do sentido da bandeira nacional hasteada pelos senhores presidentes da República e da Câmara municipal, para ^pô a ferros num pelourinho o inocente, deixem-me que explique que se trata de um erro de projeto, de execução ou de manutenção.
Qualquer bandeira deve ter os componentes acessórios necessários e suficientes para que o seu içar só seja possível no sentido correto. Por isso, se a bandeira foi içada no sentido errado, foi porque faltavam esses componentes, já desde o projeto, ou na execução, ou na manutenção da bandeira e do mastro, roldanas e cabos para a içar.
Não culpem quem deu os cabos trocados aos senhores presidentes.
Mas é uma metáfora interessante, os senhores presidentes não saberem o que têm em mãos. É como se falassem sem verem bem em que sentido estão as coisas de que falam. Provavelmente porque os portugueses tem um défice de interpretação dos dados da realidade, como dizem os resultados do PISA e como é gritante a ausência de dados fiáveis na discussão de qualquer assunto neste país.

Sem comentários:

Enviar um comentário