domingo, 20 de julho de 2014

Segurança em transportes

Definição das funções do Eurocontrol, segundo a wikipedia:

http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocontrol

Eurocontrol is the European Organisation for the Safety of Air Navigation. Founded in 1960, it is an international organisationworking for seamless, pan-European air traffic management. Eurocontrol is a civil organisation and currently has 40 member states; its headquarters are in Haren, City of Brussels.

Eurocontrol coordinates and plans air traffic control for all of Europe. This involves working with national authorities, air navigation service providers, civil and military airspace users, airports, and other organisations. Its activities involve all gate-to-gate air navigation service operations: strategic and tactical flow management, controller training, regional control of airspace, safety-proofed technologies and procedures, and collection of air navigation charges.

Sem retirar a responsabilidade aos loucos, fanáticos tribalistas, que dispararam os misseis que mataram os tripulantes e passageiros do MH17,  à própria companhia aérea que deveria ter evitado uma zona de conflitos, e ao governo da Ucrania em funções como responsável ultimo do território desde que tomou o poder, retira-se da definição de funções do Eurocontrol que ele é grandemente responsável pela tragédia.
Segundo ele, o governo de Kiev tinha garantido a segurança até 32 mil pés (9.600 m), tendo o avião sido abatido a 33 mil pés (9.900 m).
Este é um problema de niveis de segurança em transportes, associados a riscos que, no caso dos 32 mil pés garantidos por Kiev, o Eurocontrol decidiu aceitar em má hora.
São muitas vezes mal vistos os   técnicos que propõem niveis de segurança mais elevados (como investir em equipamentos de controle automático, por exemplo), mas tambem muito grave é vir agora o Eurocontrol descartar responsabilidades.
Será bom que saiba que muitos cidadãos não lhe reconhecem essa fuga.
Falhou, simplesmente,  e devia assumir isso e pedir desculpa pelo erro (nem sequer foi omissão, foi erro), como infelizmente técnicos de transportes não assumem as omissões de segurança nas condições dos sinais de Alfarelos, no comportamento do Convel em pluviosidade extrema, na distribuição equilibrada da travagem ao longo de uma composição, na manutenção dos comboios cujas peças interferem com a lança de desvio de agulhas na linha de Cascais, na manutenção dos balastros , na ausencia de carril de segurança junto de viadutos, na incompleta compatibilização das carateristicas geométricas de vagões de outras redes com a via férrea da linha da Beira Alta, na exploração de comboios de metropolitano sem a operacionalidade de todos os sistemas com que foram projetados (ainda que garantida a segurança com a redução da velocidade máxima para manter as mesmas distancias de travagem)  .
Como infelizmente se mantem o secretismo na divulgação das causas dos acidentes.  



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