Dois anos depois do acidente de Bretigny foi publicado o relatório definitivo.
http://www.lepoint.fr/societe/accident-de-bretigny-les-recommandations-du-rapport-d-enquete-definitif-18-09-2015-1966040_23.php
Recordo a descrição do acidente, fundamentalmente com origem em deficiente manutenção das agulhas de ponta (agulhas duplas TJD) de entrada na estação, não consideração das queixas dos passageiros sobre as trepidações à passagem por elas (possivel descompactação do balastro ou fratura do carril junto da eclisse)e economia de intervenções esperando a remodelação da zona.
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=bretigny
O relatório definitivo vem recomendar à SNCF, que acatou, a realização de auditorias externas para verificação da longevidade da rede e dos equipamentos, melhorias do controle dos equipamentos, e redução do ritmo da renovação dos técnicos (isto é, manter nas equipas de manutenção tecnicos mais experientes em simultaneidade com os menos experientes, em lugar de deixar estes entregues a si próprios).
Saõ as recomendações que deixo aos decisores, especialmente no que toca às economias com a redução dos quadros de pessoal, numa altura em que a REFER lançou um concurso de outsourcing para a manutenção dos aparelhos de via.
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