segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Economicómio LXIII - a maior exportadora portuguesa

O economista Alvaro Santos Pereira, professor numa universidade dos USA, tem uma pequena rubrica na revista do DN de domingo - Economia divertida. E confirma o que dizia o prof.Daniel Barbosa. A mão de obra portuguesa é a maior exportadora portuguesa, mais do que a GALP (1.800 milhões de euros em 2009, embora a empresa não explique qual a componente importada) ou a Auto Europa. São as remessas dos emigrantes, agora também altamente qualificados. As divisas que mandam valem mais do que o turismo e muitas das 20.000 exportadoras. Em termos de valor acrescentado, estamos a subsidiar, fornecendo fatores de produção a custo zero, economias como a da Suiça e do Luxemburgo, onde os indicadores negativos que são tão propagados cá não têm aplicação lá.
Isto é, o problema principal está na incapacidade de organização do trabalho coletivo cá, de pôr as pessoas a fazer aquilo que podem fazer . O que é natural, quando o auto-elogio é a principal arma de promoção de um dirigente, seja do que for.
E como dizia Luisa Schmidt num "Certo olhar", com a sua pronuncia de patrícia dos nossos dias, o auto elogio desmerece do próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário