segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Citação de Canavilhas

Classificação da politica cultural do atual governo por Gabriela Canavilhas, em entrevista ao DN:
"Parece que uma turma liceal de contabilidade aplicada tomou o poder".
Quem diria que, depois da politica confrangedora enquanto ministra da cultura (sobranceria na destituição dos diretores do Museu de Arte Antiga e do S.Carlos, ausencia de uma politica de transportes para os principais museus, deslocação do museu dos coches) , este blogue ia concordar com a senhora ex-ministra, a propósito da postura economicista do atual governo e da até agora aparente falta de cultura dos senhores ministros (com a agravante do equivalente a ministro da cultura ser o senhor primeiro ministro).
Talvez o senhor ministro Vitor Gaspar não goste destas afirmações, ele, um leitor atento do Candide de Voltaire, embora pareça ainda não ter lido o pobre mercador de Veneza às mãos de Shylock, que entretanto já exigiu 46% de juros à Grécia. E com o compromisso de apresentar os cortes em Setembro, não sei se terá tempo para leituras.
A citação de Canavilhas faz-me lembrar tambem um dito do tirano de Santa Comba:
"Os economistas são aqueles guarda-livros (era como se dizia, na altura) a quem ensinaram inglês".
Não sei se o senhor presidente da República, emérito doutorado em Inglaterra, gostaria de ler isto, ele, de quem Saramago dizia que não sabia distinguir Tomas More de Thomas Mann.
Mas já dizia Eduardo Lourenço, cultura é quando o homem se liberta do ciclo da sobrevivência.
E com estas dívidas, dizem os guarda-livros no poder que não há libertação do ciclo e não pode haver cultura.
Aguardam-se as decisões sobre cultura do senhor primeiro ministro para, como as diretrizes do governo dizem, reavaliar as questões.

Sem comentários:

Enviar um comentário