quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A taxa sobre as transações financeiras

Este blogue congratula-se com o projeto de instituição da taxa sobre as transações financeiras saída do encontro Sarkozy-Merkel de 16 de Agosto de 2011, embora pela antiguidade das primeiras propostas fosse de esperar que os preclaros economistas que nos constrangem já a tivessem implementado há muito.
Ver:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2010/04/economicomio-xlviii-taxa-ftt.html

Continua a lamentar-se a recusa dos eurobonds e, francamente, patrioteirismos à parte, nada a objetar a algumas formas de governo federal económico e fianceiro (desde que não orientado por religiões económicas fundamentalistas, claro, com aceitação da convivencia entre os setores publico e privado).
Ver:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/2011/01/economicomio-lxvi-paul-krugman-e-os.html

PS - Rapidamente reagiu o senhor ministro das Finanças da Holanda contra a proposta da taxa sobre as transações financeiras. Não precisava de se denunciar tanto. É crescente o número de cidadãos e cidadãs europeus que já sabem que a Holanda foi um dos pioneiros dos paraísos fiscais, sendo ela própria um deles, atraindo para o seu território as sedes de empresas para fuga aos impostos. Táticas de flibusteirismo financeiro dignas do século XVIII, salvo melhor opinião claro.

Sem comentários:

Enviar um comentário