sábado, 18 de fevereiro de 2012

Politica cultural - Europa criativa

Ficou célebre uma afirmação atribuída ao senhor secretário de estado da cultura em resposta às dúvidas de um entrevistador: “que parte da frase ‘não há dinheiro’ é que não percebeu?”

Mas ficou uma questão.
Existe uma politica cultural na UE que reconhece que a cultura estimula o crescimento económico.
Existe atualmente um programa de apoio com validade de 2007 até 2013 dotado com 400 milhões de euros e acaba de ser formalizado o programa de apoio "Europa creativa" para 2014-2020, dotado com 1800 milhões de euros.
Estranha-se assim muito a informação do senhor secretário de estado e receia-se que a afirmação, a ter sido proferida, revele ignorância, mentira, ou simplesmente execução das diretivas da turma de contabilidade aplicada de alunos inexperientes, voluntaristas e incultos (imagem de Gabriela Canavilhas, antiga ministra da cultura de que este blogue discordava na maioria das questões, mas nesta concorda).
Evidentemente que o recurso às verbas disponíveis exige, tal como no caso da comparticipação nos fundos QREN, a elaboração de projetos rigorosos.
Que era do que a secretaria de estado deveria estar a tratar.
Estará?

Mais informação sobre o programa e sobre a sua fundamentação em:
http://ec.europa.eu/culture/creative-europe/


donde retirei a primeira frase:
“Europe needs to invest more in its cultural and creative sectors because they significantly contribute to economic growth, employment, innovation and social cohesion”

Sem comentários:

Enviar um comentário