segunda-feira, 17 de abril de 2017

Pessoas com deficiência em Portugal

Pessoas com deficiência em Portugal, por Fernando Fontes, edição Fundação Francisco Manuel dos Santos é um livro de grande interesse pela análise desta problemática, desde o ponto de vista histórico, ao sociológico e político. São citadas as principais organizações de pessoas com deficiência: ACAPO (Associação de cegos e amblíopes de Portugal), ADFA (Associação dos deficientes das forças armadas), ANDST (Associação nacional dos deficientes sinistrados do trabalho) , APD (Associação portuguesa de deficientes), APS (Associação portuguesa de surdos), CNOD (Confederação nacional dos organismos de deficientes).

Comento-o por ter terminado em 8 de fevereiro de 2017 o prazo para adaptação dos edificios publicos a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada, por haver muito a fazer, por ser grande a insensibilidade dos decisores a esta problemática, e por ter sentido grande frustração por não ter conseguido progressos significativos no metropolitano de Lisboa.
Neste momento estão por adaptar estações importantes com elevadores como Baixa Chiado, Campo Grande, Jardim Zoológico, Entrecampos, Colégio Militar, embora tenham sido elaborados os projetos de adaptação e , nalguns casos, executados concursos públicos que não foram concluidos.
A minha experiencia foi de que os decisores não estavam interessados no cumprimento das diretivas europeias, a pretexto de que "não há dinheiro"e de que as pessoas com mobilidade reduzida, em caso de acidente, teriam mais dificuldades para  salvamento (contudo, a decisão de correr esse risco compete ao próprio e não ao gestor do metro).
De acordo com o observatório respetivo, cerca de 20% da população tem limitações na sua locomoção, pelo que estamos claramente numa situação de incumprimento da garantia do direito à mobilidade.
Transcrevo a notícia do observatório para a deficiência e alguns textos meus relacionados com o metropolitano:

http://www.tsf.pt/sociedade/interior/observatorio-para-a-deficiencia-pede-mais-sensibilidade-as-autarquias-5656023.html

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/search?q=pmr

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2013/11/hipocrisia-na-recusa-dos-direitos-das.html

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2014/12/cirandando-pela-rua-ivens-no-dia-3-de.html

http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2013/12/3-de-dezembro-dia-internacional-das.html



Sem comentários:

Enviar um comentário