domingo, 1 de outubro de 2023

O Museu Nacional da Musica muda-se para Mafra


o museu da Musica fechou




Por não estar em Lisboa em 1 de outubro, dia mundial da Música, não pude assistir ao último concerto na estação Alto dos Moinhos do Museu Nacional da Musica. Será transferido a partir de outubro de 2023 e durante 2024 para o Palácio Nacional de Mafra, como já anunciado desde 2013, tendo os sucessivos governos aduzido argumentos relevantes para a mudança:

https://www.e-cultura.pt/artigo/23970

https://www.publico.pt/2023/09/28/culturaipsilon/noticia/museu-nacional-musica-fecha-portas-mafra-horizonte-2064942

Por mim, tenho pena, assisti a alguns concertos em tardes de 5ª feira, de modo intimista, dada a dimensão da sala. Dificilmente me deslocarei a Mafra para isso. Mas que interesso eu perante a supremacia dos especialistas de cultura, e seus argumentos, que até citarão mais de 300.000 visitantes anuais do Palácio de Mafra quando o museu no Alto dos Moinhos apenas foi menos de 20.000. Lisboa fica mais pobre, mais imersa na falsa cultura de grandes audiências que aqui se pratica, mas devemos descentralizar. Se a população de Mafra cresce e as receitas do seu imobiliário também, enquanto a de Lisboa diminui, é natural que o município de Mafra participe no investimento, ao mesmo tempo que se rentabiliza o investimento do quinto do ouro do Brasil.

No entanto, dificilmente poderei aceitar a surdez dos decisores à sugestão, ou argumentos contra a manutenção como polo secundário do museu na estação, com possibilidade de continuar a realização de concertos na sua pequena sala.

Presto a minha homenagem às administrações do metro e aos seus funcionários que proporcionaram a instalação em 1994 e desde então a manutenção do museu nas estação do Alto dos Moinhos. Registo também a simpatia de todos os funcionários do museu com que contactei.

Sem comentários:

Enviar um comentário