domingo, 8 de outubro de 2023

O primeiro ministro inglês Rishi Sunak cancelou a ligação de alta velocidade Birmingham-Manchester

 Notícia na Railway Gazette de 5out2023:

https://www.railwaygazette.com/uk/remaining-phases-of-high-speed-2-cancelled/65059.article?ID=z9xqh~9jzftt~jqrnx~W4ik~Ky0gk&utm_campaign=RG-WEEKLY-RBW-061023-JM&utm_medium=email&utm_source=newsletter&utm_content=RG-WEEKLY-RBW-061023-JM


Video da TLDRNews de fev2023:

https://www.youtube.com/watch?v=M6lsOcYgptw

total orçamentado: 100 mil milhões de euros; orçamento Londres-Birmingham 40 mil milhões

Segundo o primeiro ministro, só se concluirá o troço Londres-Birmingham, desviando verbas das ligações a Manchester e Leeds para melhorias das ligações existentes ferro e rodoviárias na região. Do projeto de alta velocidade de 540 km apenas se executarão 190 km.

As razões invocadas, condenando o anterior "consenso", fazem lembrar os argumentos utilizados em Portugal para defesa do PFN, prioridade ao eixo norte-sul e à rede convencional existente (em Inglaterra também é de bitola standard, mas os traçados não são para alta velocidade), ligação de troços de alta velocidade em série com troços convencionais (faz lembrar a ideia da alta velocidade Porto-Carregado entrar na linha do norte existente depois de quadruplicada). Também há uma analogia com Portugal, na recusa de ter uma entidade gestora de infraestruturas para a rede pré-existente e outra entidade gestora independente para a rede de alta velocidade.

Como bem observou um comentador, o problema será o deficiente processo de planeamento e execução das infraestruturas em Inglaterra, desde a entrega em "outsourcing" de projetos e subempreitadas até projetos faraónicos fugindo de soluções simples. Como consequencia, a construção de uma linha de alta velocidade em Inglaterra custa aproximadamente 250 milhões de euros por km,  4 vezes o que custa na Alemanha e 8 vezes o que custa em Espanha.

Entretanto o tráfego aéreo e rodoviário interno vai aumentando.

Mau é, quando um problema social ou económico-social é pretensamente resolvido com argumentos do foro político, e não técnicos.

Artigo de 5out2023 do IRJ:

https://www.railjournal.com/passenger/high-speed/cancelling-hs2-to-manchester-a-devastating-blow/?utm_source=&utm_medium=email&utm_campaign=42389



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