sábado, 6 de maio de 2017

"os jovens desempregados deviam fazer manifestações em frente das sedes da CGTP e da UGT"

Eis um exemplo de sinedoque (tomar a parte pelo todo ou o todo pela parte):
https://www.dinheirovivo.pt/economia/sindicatos-sao-os-principais-culpados-por-haver-tantos-jovens-desempregados-e-precarios-em-portugal/

A maior parte das ideias deste texto merece análise e debate sério, mas encabeçar a reportagem com esta frase, "os sindicatos são os principais culpados por haver tantos jovens desempregados" desvirtua o texto. Talvez o autor esteja interessado em corrigir. Vejam-se os comentários, em que apenas um ou outro comentador, típico do botaabaixismo pouco educado e anti-sindicatos, aplaude o autor (seria também interessante que qualquer comentador fosse bem educado, independentemente da razão que possa ter).

Ver entretanto o texto de Maria de Lurdes Rodrigues sobre a sindicalização:
http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/maria-de-lurdes-rodrigues/interior/compreender-a-revolta-populista-7201122.html

e o seu gráfico em que o norte contrasta com o sul (contrastes, ao longo da história, a diversidade religiosa ao norte, a inquisição ao sul, a alfabetização da maioria da população no século XVI ao norte e no século XX ao sul ...) :



E um retrato dos empregados oficialmente registados (bom seria se o rendimento bruto anual fosse de 17300 euros; poderá estimar-se uma economia paralela de 40% no mundo do trabalho?):







Sem comentários:

Enviar um comentário