sábado, 2 de março de 2019

Romeu e Julieta, pela companhia nacional de bailado de Praga

Não sou apreciador de bailado, certamente por defeito ou limitação minha (não acerto com o ritmo quando tento dançar, para grande desgosto da minha companheira), mas neste sábado pacífico de promessa de primavera detive-me na transmissão pelo canal mezzo do Romeu e Julieta de Prokofief, pelo bailado nacional de Praga, com coreografia de Petr Zuska.
A música de Prokofief é extraordinária, e recorda-me a resposta que deu  a Estaline, quando este o criticou por achar a sua música politicamente fraca: e a sua politica é musicalmente fraca.
É o que se passa com quase todos os politicos, sobe-lhes o poder à cabeça e não ouvem o que os especialistas lhes dizem.
Aplicam o principio de Peter à promoção dos seus ministros, e depois com as suas equipas de propaganda repetem à exaustão que as suas soluções são as melhores. Ou como os administradores dos bancos que não dão ouvidos às suas comissões de risco, ou como as administrações das transportadoras, que não ouvem os seus técnicos...
Deixem-me ouvir bem a musica do Romeu e Julieta, especialmente forte nas cenas trágicas, neste caso com uma bailarina imponente (Nikola Marova) a fazer de Queen Mab , ou Nemesis, deusa grega da vingança (aparece no primeiro video, não é a Julieta):.
 https://www.youtube.com/watch?v=KoTBLTDY7sk

https://www.google.com/search?q=petr+zuska+prague+romeo&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=WFS8YQJItchStM%253A%252CjOr3sqmrrtx9LM%252C_&usg=AI4_-kTM96_pcT83DfVMV1dIVFruoejM-g&sa=X&ved=2ahUKEwimx8DZ7uPgAhUK8uAKHXtSCHcQ9QEwBXoECAYQBA&biw=1366&bih=625#imgrc=9KluSU6Hcq-nyM:


Sem comentários:

Enviar um comentário