Graças a https://www.sunrise-and-sunset.com/pt/sun/portugal/lisbon elaborei a seguinte tabela com as hora/minuto do nascer e do pôr do sol em Lisboa em dias representativos das estações de 2026 e para várias hipóteses:
- manutenção do sistema atual com mudança de hora em março e outubro
- supressão da mudança de hora uniformizando pela hora de inverno
- supressão da mudança da hora uniformizando pela hora de verão
- mudança de fuso horário no pressuposto de no fuso UTC+1 da Europa se uniformizar pela hora de inverno
- mudança de fuso horário no pressuposto de no fuso UTC+1 da Europa se uniformizar pela hora de verão
Assinalei as horas/minuto do nascer e do pôr do sol que poderão ser consideradas inconvenientes por demasiado cedo ou tardias
Junto extrato do mapa de fusos horários em https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/88/World_Time_Zones_Map.png
Cada fuso corresponde a 15º de longitude com diferença de 60 minutos entre fusos ou 4 minutos por grau. Por exemplo, sendo a longitude de Lisboa cerca de 9ºW, o sol nasce em Lisboa cerca de 36minutos depois de nascer em Greenwich (UTC+0) e cerca de 1h 40min depois de nascer em Viena (UTC+1)
PS em 7jan2026 - Junto um quadro com as horas/minutos locais. em várias cidade da Europa no fuso UTC+1, do nascer e do pôr do sol. Existem grandes variações por estarmos perante uma amplitude em longitude de mais de dois fusos, com a agravante de, à medida que a latitude aumenta a hora do nascer do sol baixa (em Estocolmo o sol nasce em junho às 3.32; se se eliminar a mudança de hora uniformizando a hora de inverno o sol nasceria às 2.32, mas mais a norte o sol não chega a pôr-se. Torna-se assim difícil obter um acordo geral. No caso de Portugal será também difícil adotar a hora do fuso UTC+1 sem mudança de hora, o que teriagrandes vantagens por termos a mesma hora da Europa.



Sem comentários:
Enviar um comentário