quarta-feira, 7 de junho de 2023

Mais uma proposta para um sistema de transportes urbanos em Luanda

 Um excelente artigo do Público dá conta de mais uma tentativa de dotar Luanda de um sistema de transporte urbano ferroviário:

https://www.publico.pt/2023/06/04/azul/noticia/metro-superficie-luanda-poupar-milhares-toneladas-co2-ano-2050483

Este artigo fez-me lembrar uns textos que escrevi em 2010, com evidente insucesso. A proposta agora da Siemens para um metro de superfície parece viável, se bem que o preço anunciado só será razoável se for chave na mão, com o material circulante incluido, e se, e só se, largos troços sejam em viaduto ou subterrâneos para não cruzar com o tráfego terrestre, isto é tráfego do metro rigorosamente segregado. O objetivo de 1.200.000 viagens por dia numa área de 8.000.000 de habitantes parece razoável admitindo que o metro só terá 10% das deslocações motorizadas, sobrando portanto espaço para os candongueiros e lotadores. Estes teriam de se concentrar no tráfego transversal, assegurando a ligação entre os bairros periféricos e oo eixo principal do metro, portanto complementar do tráfego principal que deveria ser pesado e não ligeiro. Para a distribuição do tráfego na zona central teriam de se construir pistas de 4m de largura, para bicicletas e mini carrinhas de tráfego segregado, sem prejuízo de condutores e lotadores. 

Como já escrevi há quase 13 anos, a prioridade deveria ser para a Novo aeroporto-Viana -Baleizão e Benfica (Kilamba) -Cacuaco, ficando a circular externa para 2ª fase. 

Mas claro, como eu digo noutro texto, vozes de burro como a minha não chegam  aos céus dos decisores ou, como diria o poeta, "outros valores se alevantam". 

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