quarta-feira, 14 de junho de 2023

Quando Berlusconi venceu as primeiras eleições gerais na Itália

 Numa bela quarta feira de 1994, entretinha-me a ler as notícias das eleições em Itália no dia anterior enquanto esperava o metro na estação de Alvalade, para depois mudar em Campo Grande e sair nas Picoas, perto das instalações do metropolitano onde eu estava a acabar o caderno de encargos da sinalização das expansões do plano de então. 

Reparei num casal muito jovem que espreitava a página que eu lia. 

A rapariga achou-se na necessidade de justificar o interesse e perguntou: "Cosa dice il giornale sulle elezioni italiane?"

Nesse tempo as notícias ainda não circulavam tão velozmente por entre os telemóveis dispersos pelas viagens de férias dos seus donos, estava-se na semana de Páscoa de 1994.

De modo que disse à rapariga: "Bersluconi ha vinto." (Berlusconi venceu).

E logo ela, com ar surpreso e triste para o seu companheiro: "Peccato"

Peccato em italiano não é pecado, é pena, que pena disse ela ... talvez com uma pontinha de remorsos por ter convencido o companheiro a irem de férias de Páscoa até um país desconhecido, onde os seus antepassados romanos encontraram tantas dificuldades para organizar as coisas dum ponto de vista de produtividade económica (país estranho, não deixam ninguém governá-los mas também não se sabem governar), em vez de ficarem em Roma para votar, que naquele tempo ainda não se votava pela internet.

E eu não consegui evitar um pensamento, de que se os jovens italianos tivessem dado mais atenção às suas eleições em vez de se distraírem, forse Berlusconi non avessi vinto (talvez Berlusconi não tivesse vencido). 

Mas devia ser a minha ingenuidade a querer descansar-me, só isso.

                                                                                  





Sem comentários:

Enviar um comentário