domingo, 28 de abril de 2024

Inquérito a Mofina Mendes, já ...

 



Finalmente, passados estes anos todos, o bom juiz de Monsaraz de boas contas, que veio substituir o mau juiz de Monsaraz das perdizes recebidas às escondidas, emitiu o seu laudo. Que urgentemente se faça um inquérito à forma como os patos voadores à guarda de Mofina Mendes foram por ela deixados voar. Que Mofina Mendes seja chamada às Cortes e que esclareça o negócio. Porque se tratou de um negócio, uma vez que foi paga, por quem ficou com os patos, com um ou dois, não se sabe bem, potes de azeite.

O inquérito devia merecer a aprovação do rei, mas os meirinhos mores arranjaram as coisas de modo a poupar trabalho às Cortes, que têm coisas muito mais importantes para fazer, por exemplo, se o castelo de Noudar também deve ser representado no escudo real ou se as próximas festas do grande torneio devem comemorar a batalha de Ourique ou a batalha dos Atoleiros.

Mas não importa, eu conto o que se passou com a Mofina Mendes. Os patos andavam gordinhos e não se afastavam do poiso, mas às tantas, na capital, o vedor mor da fazenda régia enganou-se nos fluxos financeiros e o rei mandou vender coisas que dessem dinheiro.

Mofina Mendes viu-se assim obrigada a desfazer-se dos patos voadores, mas não sem que por alturas do Natal não tivesse combinado com os compradores uma boa paga, dois potes de azeite. Bom, não foram bem dois potes, foi só um, porque o segundo pote ficou prometido mas para muito depois, quando as patas tivessem posto ovos para 50 gerações de patos voadores.

Mofina Mendes não se importou, era uma rapariga esperta, empreendedora e de ideias bem definidas, De modo que lá foi para a feira pela vereda fora, de pote à cabeça, imaginando primeiro o que faria depois de ter o segundo pote das 50 gerações de ovos, mas depois, mais perto da realidade, cogitando o que faria com o dinheiro da venda do primeiro pote. Compraria um terreno para poder tratar de mais patos, vindos de todos os lados. Mas não sabia onde ficaria melhor tal terreno, e por isso, distraída, escorregou numa pedra e o pote estatelou-se com ela no chão.

É por isso que tem de se fazer um inquérito, para apurar o que moveu Mofina Mendes e os fornecedores dos potes de azeite, e para onde há-de ir o novo pátio dos patos voadores.

https://www.rtp.pt/noticias/economia/chumbada-comissao-parlamentar-de-inquerito-a-privatizacao-da-ana_v1566614



Sem comentários:

Enviar um comentário