sábado, 27 de agosto de 2016

Acidente ferroviário na linha Bari-Barletta em 12 de julho de 2016

Em 12 de julho a comunidade ferroviária internacional voltou a estar de luto com o acidente na linha Bari-Barletta, em itália.
O acidente ficou a dever-se à sobrecarga da exploração de um troço em via única não equipado com sinalização automática. A autorização de entrada neste troço de cerca de 15km é dada por cantonamento telefónico.Devido à acumulação de atrasos os chefes de estação das extremidades do troço confundiram os números das composições. Um dos chefes mandou avançar dois comboios seguidos num dos sentidos, e o o chefe da outra estação mandou avançar em sentido contrário outro comboio quano o segundo ainda não tinha completado o percurso.
A linha tem uma carga diária por sentido de cerca de 100 comboios. Admitindo 10 comboios por hora de ponta, ou 6 minutos de intervalo, é evidente que um troço que leva a percorrer 10 minutos só pode gerar atrasos.
Este troço de via única é dos poucos existentes mas foi alvo de uma derrogação da aplicação da diretiva europeia que obriga à instalação de sistemas de controle de velocidade.
Trata-se assim de mais um acidente que ocorre enquanto se está à espera de novos investimentos (duplicação da linha e instalação de controle de velocidade).
Recordo a propósito o acidente na Bélgica de 5 de junho de 2016, que ocorreu também enquanto os caminhos de ferro belgas vão gerindo um contrato burocratizado e demorado para instalação do sistema TBL1+ de controle de velocidade.
http://fcsseratostenes.blogspot.pt/2016/06/acidente-ferroviario-em-saint-georges.html

E sublinho a diferença no tratamento oficial dos dois acidentes. Enquanto na Bélgica continua o secretismo (foi prometido divulgar o inquérito 3 meses depois do acidente)  e são publicadas informações sobre o não cumprimento dos procedimentos pelo maquinista falecido (que inclusivmente terá sido distraídopelo telemóvel, ignorando o facto de que um sistema ferroviário seguro impõe a travagem automática por ultrapassagem de um sinal vermelho e que subsistem dúvidas sobre o projeto de sinalização na zona do acidente) , em Itália 3 dias depois a imprensa divulgou todos os pormenores, nomeadamente a intolerável existencia de um troço de via única e a intolerável sobrecarga com risco de falha humana do excesso de circulações num troço de via única com cantonamento telefónico.
http://bari.repubblica.it/cronaca/2016/07/15/news/scontro_treni_puglia_errori-144127671/?refresh_ce

Aguardemos  o inquérito do gabinete de acidentes belga e o anuncio dos trabalhos de duplicação da via e instalação do sistema de controle de velocidade na linha italiana.

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