Ponto de situação
e questões pendentes da ferrovia TEN-T
nov2018
- Adif mantem no seu site a informação de dez207 que a definição ligação Badajoz-fronteira
portuguesa depende do AEIE-AVEP
-Adif não tem nada previsto para alta velocidade
(interoperável) para Salamanca-fronteira portuguesa (Almeida, Vilar Formoso)
- Medway tem quota de mercado em Espanha para rede ibérica,
incluindo rede diesel
- governo delegou no agrupamento europeu de interesse
económico Alta velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP) e no agrupamento Atlantic Corridor a condução
da estratégia ferroviária de ligação à Europa. Que pressupõe o abastecimento em
bitola ibérica das plataformas logísticas Vigo-Salamanca-Badajoz-Vitoria (mesmo
depois da transição para a bitola UIC na ligação Valadolid-Vitoria, manter-se-á
uma via em bitola ibérica)
- a estratégia do governo (Portugal 2020) permanece renovar
linhas existentes (exceção ligação Evora-Caia, com plataforma via dupla,
travessas de dupla fixação e via única bitola ibérica)
- ameaça nova linha mercadorias Madrid-Galiza retirar fundos
a Aveiro-Salamanca
- o relatório de abril de 2018 do coordenador do corredor
Atlantico, Carlo Secchi, dá por adquirido que Portugal em 2030 não terá a sua
parte da rede básica TEN-T
Temas a desenvolver:
- divulgação do plano de 12000 milhões em 12 anos para a
rede básica TEN-T
-insistencia com o governo para alterar a situação reportada
pelo coordenador do corredor Atlantico Carlo Secchi no seu relatóruo de abril
de 2018
- necessidade de novo troço Sines-Grandola Norte (evitando
rampas de Sines-Ermidas)
- necessidade de novo traçado Aveiro-Mangualde-Almeida
(evitando Pampilhosa)
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