quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Ferrovia TEN-T - ponto de situação em novembro de 2018


Ponto de situação e questões pendentes da ferrovia TEN-T   nov2018

- Adif mantem no seu site a informação de dez207  que a definição ligação Badajoz-fronteira portuguesa depende do AEIE-AVEP
-Adif não tem nada previsto para alta velocidade (interoperável) para Salamanca-fronteira portuguesa (Almeida, Vilar Formoso)
- Medway tem quota de mercado em Espanha para rede ibérica, incluindo rede diesel
- governo delegou no agrupamento europeu de interesse económico Alta velocidade Espanha-Portugal (AEIE-AVEP)  e no agrupamento Atlantic Corridor a condução da estratégia ferroviária de ligação à Europa. Que pressupõe o abastecimento em bitola ibérica das plataformas logísticas Vigo-Salamanca-Badajoz-Vitoria (mesmo depois da transição para a bitola UIC na ligação Valadolid-Vitoria, manter-se-á uma via em bitola ibérica)
- a estratégia do governo (Portugal 2020) permanece renovar linhas existentes (exceção ligação Evora-Caia, com plataforma via dupla, travessas de dupla fixação e via única bitola ibérica)
- ameaça nova linha mercadorias Madrid-Galiza retirar fundos a Aveiro-Salamanca
- o relatório de abril de 2018 do coordenador do corredor Atlantico, Carlo Secchi, dá por adquirido que Portugal em 2030 não terá a sua parte da rede básica TEN-T




Temas a desenvolver:
- divulgação do plano de 12000 milhões em 12 anos para a rede básica TEN-T
-insistencia com o governo para alterar a situação reportada pelo coordenador do corredor Atlantico Carlo Secchi no seu relatóruo de abril de 2018
- necessidade de novo troço Sines-Grandola Norte (evitando rampas de Sines-Ermidas)
- necessidade de novo traçado Aveiro-Mangualde-Almeida (evitando Pampilhosa)

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