segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Comparação de propriedades de modos de transporte urbanos





PS em 23 de outubro de 2019 - Embora o assunto não tenha que ver com o conteúdo deste texto, que eu preferiria ver discutido com argumentos, e embora a utilização da forma carateristica ou característica seja deixada ao critério do falante, conforme a pronuncia pelo AO90 (o que revela respeito pelo cidadão),  que neste momento tem força legal em Portugal, coisa que a instrução da ANSR, dispensando a obrigatoriedade da utilização do capacete com as trotinetas, não tem, por colidir com o artigo 82 do código da estrada (o que revela desrespeito para com a integridade do utilizador), junto em PS extrato do dicionário da Porto Editora com as respetivas entradas. As duas formas são válidas.
Como não gosto de ver ninguem contrariado, alterei o título. A língua portuguesa é suficientemente rica para o permitir.




3 comentários:

  1. Parece não haver mesmo forma de aprender que a palavra "caraterísticas" não existe em Português, com ou sem acordo ortográfico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Embora o assunto não tenha que ver com o conteúdo deste texto, que eu preferiria ver discutido com argumentos, e embora a utilização da forma carateristica ou característica seja deixada ao critério do falante, conforme a pronuncia pelo AO90 (o que revela respeito pelo cidadão), que neste momento tem força legal em Portugal, coisa que a instrução da ANSR, dispensando a obrigatoriedade da utilização do capacete com as trotinetas, não tem, por colidir com o artigo 82 do código da estrada (o que revela desrespeito para com a integridade do utilizador), junto em PS extrato do dicionário da Porto Editora com as respetivas entradas. As duas formas são válidas.

      Como não gosto de ver ninguem contrariado, alterei o título. A língua portuguesa é suficientemente rica para o permitir.

      Eliminar
    2. Fico contente por saber que não gosta de ver ninguém contrariado. No entanto, devo dizer-lhe que, ao invés de revelar respeito pelo cidadão, a dupla grafia suscita apenas mais dúvidas aos cidadãos. A bem dizer, não conheço um único português de Portugal que pronuncie "caraterística".

      Eliminar