quarta-feira, 29 de junho de 2022

Novo aeroporto - hipótese de uma fase zero com o aeroporto de Beja

 


1 - Artigo sobre o aeroporto de Beja como apoio ao AHD , a fase zero

 

O recente episódio em junho de 2022 das filas de espera nas chegadas poderá não ser um fator de desencadeamento (expressão utilizada no contrato de concessão à ANA/Vinci de dezembro de 2012), uma vez que problemas de gestão poderão não ser evitados num aeroporto novo, mas aparentemente a retoma turística e as perspetivas de crescimento do turismo sugerem que se deverá acelerar a solução do aeroporto novo ou de um complementar, sem que a avaliação estratégica ambiental perturbe o desenrolar do processo.

Parece, nesse sentido, que o XXIII governo quer terminar "tant bien que mal", com ou sem acordo da Assembleia da Republica, como exigirá o art.165º.z (competência exclusiva da AR para o ordenamento do território) a discussão sobre a necessidade de um novo aeroporto, de raíz ou como complementar do aeroporto Humberto Delgado (AHD). Ver despacho do MIH   e  revogação pelo 1ºministro.  O despacho revogado falava nas possíveis localizações e datas de entrada em serviço (Montijo 2026, CTA Alcochete 2035).  Observo que parece afastado o aumento de capacidade do AHD dos atuais 38 para 48 movimentos por hora (taxiway Norte/Nascente e sistema de controle Topsky) .

Sobre a problemática do novo aeroporto poderá o leitor documentar-se com proveito consultando o site do Parlamento e assistindo aos vídeos com as audições na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação (CEOPPH):

https://canal.parlamento.pt/?cid=5989&title=audicao-da-plataforma-civica-aeroporto-ba6-montijo-nao

https://canal.parlamento.pt/?cid=5990&title=audicao-da-ordem-dos-engenheiros

https://canal.parlamento.pt/?cid=5988&title=audicao-do-laboratorio-nacional-de-engenharia-civil

https://canal.parlamento.pt/?cid=5991&title=audicao-da-ordem-dos-economistas

 

Neste artigo limitar-me-ei, a propósito da moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Beja, a imaginar uma fase zero como complemento, ou melhor, apoio esporádico ao AHD em caso de dificuldades nas chegadas a Lisboa, enquanto não se executarem as obras do novo aeroporto. 

Supondo que nas 10 horas mais carregadas se pretende aterrar em Lisboa 15 aviões por hora que desembarquem 3000 passageiros por hora, admitamos que desviamos 10% do tráfego para o aeroporto de Beja, isto é, 300 passageiros por hora durante 10 horas. 

Atualmente, nesta imaginada fase zero, a viagem por comboio de Beja a Lisboa-Entrecampos demora cerca de 2h05, com transbordo em Casa Branca porque a linha desta para Beja não está eletrificada, o que obriga os passageiros a mudar para o Intercidades Évora-Lisboa. Teríamos ainda de contar com 25 minutos para a viagem de autocarro entre o aeroporto de Beja e a estação de Beja (cerca de 10 km), o que dá para a viagem aeroporto de Beja- Lisboa Entrecampos 2h30.

Não é famoso, mas as companhias "low cost" saberiam compensar os seus passageiros com descontos atrativos e a ANA/Vinci saberia aplicar taxas também atrativas (considerar o potencial turístico do Alqueva e da zona envolvente). 

Considerando composições para 300 passageiros, com 4 carruagens, teríamos 1 composição por hora durante as 10 horas referidas. Admitindo uma ida e volta em 6 horas (para este cálculo em vez dos dois comboios e do transbordo pode considerar-se um comboio único) e um intervalo de partidas de 1 hora necessitaríamos de 6 composições funcionando 10 horas. E aqui reside o principal problema da fase zero, não sabemos se a CP poderá disponibilizar esse material circulante nem as respetivas tripulações.

Uma alternativa seria o autocarro, 45 minutos até às portagens de Grândola da A2 mais 1h30m até Lisboa, ou 2h15m. Teriam de ser 300/50=6 autocarros por hora ou 36 autocarros no total durante 10 horas. O prolongamento da autoestrada para Beja, executada até 11 km das portagens de Grândola, faltando 37 km até ao aeroporto  antes de Beja (100 milhões de euros?) reduziria para 2h05m e 33 autocarros, mas não deveremos esquecer as respetivas emissões e o congestionamento rodoviário A alternativa para Faro seria 1h até à A2 mais 1h40m até Faro. 

Em resumo, se a CP e as rodoviárias dispuserem de material circulante e da respetiva tripulação, poderão absorver-se excessos de afluência no AHD da ordem dos 10% através do aeroporto de Beja.

 

Se entretanto as obras do novo aeroporto ou do aeroporto complementar também se atrasarem, até porque terão de ser complementadas com as acessibilidades ferroviárias e rodoviárias, poderá pensar-se numa fase 1 de apoio pelo aeroporto de Beja: construção de um troço de 12 km de linha nova em via única entre a estação de Beja e o aeroporto de Beja e entre este e um ponto mais a norte da linha existente para Casa Branca: estimativa 60 milhões de euros, tempo de construção 1 ano, o que permitiria reduzir a ligação a Lisboa a 2h10m  .

 

Mantendo-se a falta de novo aeroporto ou complementar, a fase 2 consistiria da construção  de 60 km de linha nova em via dupla eletrificada de Beja-Aeroporto-Casa Branca: estimativa 500 milhões de euros, tempo de construção 2 anos e redução para 1h40m (a ligação atual de 110 km entre Casa Branca e Entrecampos, pela linha eletrificada de Évora, faz-se em 1h10m).

 

Mantendo-se a falta, a fase 3 consistiria na construção de 70 km de linha nova em via dupla eletrificada de Casa Branca a Pinhal Novo: estimativa 600 milhões de euros, tempo de construção 2 anos e redução para 1h10m .

 

Tudo isto são estimativas que serão contrariadas pelas dificuldades financeiras, apesar das verbas comunitárias do PRR e dos planos de apoio à descarbonização, e das dificuldades de planeamento e da falta de hábitos de análise dos problemas e de trabalho em equipa. 

 

Mas ficam, as estimativas.

 

2 - Moção em 22 de junho de 2022 da Assembleia Municipal de Beja

https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/beja-defende-que-o-seu-aeroporto-e-alternativa-aos-sobrelotados-de-lisboa-e-faro

 

3 - hipóteses de localização de novo aeroporto:

https://1drv.ms/w/s!Al9_rthOlbwewA7EEhsKmEdcqYXX?e=JkYxyh

 

4 - O que o contrato de concessão de 14dez2012 determinava sobre o novo aeroporto

http://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/06/carta-um-diretor-de-jornal-proposito-da.html 

 

 



 

 

 


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