sexta-feira, 3 de junho de 2022

Mais um acidente na linha regional de Munique-Garmisch Partenkirchen

Infelizmente, depois do acidente de fevereiro de 2022 https://fcsseratostenes.blogspot.com/2022/02/colisao-em-ebenhausen-entre-dois.html  

novo acidente em 3 de junho de 2022 na linha de Munique-Garmisch Partenkirchen, na Baviera:

https://www.bbc.com/news/world-europe-61684048

da fotografia da 2ª carruagem, não se podem retirar conclusões, mas conviria que a comissão de inquérito avaliasse bem se os rodados não precisariam de ser reperfilados (de ir ao torno); a manutenção correta do angulo cónico é essencial para reduzir a probabilidade de descarrilamento




Aparentemente, uma das carruagens dianteiras (na foto) seguiria descarrilada e na curva provocou o descarrilamento de mais carruagens, ou terá sido a carruagem da frente que descarrilou na curva. Se foi assim, ou terá sido defeito de material circulante (rodas desgastadas, peça caída entre a roda e o carril) ou de algum ponto da via anterior. Conviria também saber qual o esquema de tração (as carruagens descarriladas seguiam empurradas ou puxadas ou tracionavam?)


PS em 4 de junho - de acordo com a wikipedia

https://en.wikipedia.org/wiki/Garmisch-Partenkirchen_train_derailment

a composição era empurrada por uma locomotiva na cauda, existindo na carruagem da frente uma cabina de condução. Trata-se de um modo de tração em que qualquer obstáculo ao movimento nas carruagens da frente (objeto na via , p ex) pode provocar descarrilamento seguido do efeito harmónio . Recente descarrilamento na linha do Algarve ocorreu por este facto sendo causa um tirafundo sobre o carril.  Impõe-se não utilizar este modo de tração ( reboque pela locomotiva, tração distribuida, por exemplo). Igualmente seria desejável normalizar um sistema comprovação da integridade da composição que inclua a verificação de que o bogie está carrilado.

foto na wikipedia:        https://en.wikipedia.org/wiki/Garmisch-Partenkirchen_train_derailment  


carruagem da frente com cabina de condução, sendo a tração por locomotiva na cauda


Por coincidencia infeliz, mais um acidente, para alem de um descarrilamento na estação de Roma numa ligação Turim-Roma,  desta vez na Eslovaquia: https://railmarket.com/news/rolling-stock/123-bavaria-disaster-followed-by-slovakia-train-crash-after-couple-of-hours

PS em 14jun2022 - segundo informação do gabinete de investigação de acidentes ferroviários alemão, BEU (https://www.eisenbahn-unfalluntersuchung.de/SharedDocs/Fachmitteilungen/EUB/2022/019_2022_Garmisch-Partenkirchen_-_Farchant.html), as investigações foram iniciadas.  Não partilham da cultura anglo saxónica de informação detalhada do progresso das investigações. É pena, porque assim perde-se a atençõ pública para o que poderia evitar os acidentes. Neste caso, a hipótese de que um sistema de deteção de continuidade da conformidade dos rodados seria muito util (por exemplo, deteção de temperataura excessiva das caixas de rolamento, de inserção correta das rodas no carril)

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