https://www.nytimes.com/2025/05/17/nyregion/brooklyn-bridge-ship-crash-nyc.html
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gravura no artigo do NYTimes |
Mais um acidente naval, colisão do navio escola mexicano com o tabuleiro da ponte de Brooklyn.
Sábado 17mai2025, cerca das 20:30 o navio escola da marinha mexicana largou em marcha à ré do cais (pier) 17. Terá perdido tração por falha dos motores ou outra causa mecânica e continuou a recuar, impulsionado pela força da maré enchente (a maré vazia terá sido às 18:05) até os seus 3 mastros baterem no tabuleiro da ponte de Brooklyn, partindo-se e provocando a morte de 2 cadetes.
O NTSB estará iniciando o seu inquérito incluindo a audição de testemunhas e espera-se que brevemente apresente as suas conclusões e recomendações, como aconteceu com o acidente da ponte de Baltimore.
No nosso caso, em que o tráfego no Tejo é intenso, interessa sublinhar que é essencial assegurar a operacionalidade e a formação das equipas de pilotagem da barra, cuja competência tem sido comprovada. É preocupante circular informação que nos USA já há limitações nos quadros de controladores aéreos o que gera situações de insegurança.
No caso do acidente com a ponte de Brooklyn observa-se que o ponto de colisão se encontra a cerca de 500 metros do cais 17 e que a maré estava a encher (a saída deveria ter sido programada para 3 horas antes), estranhando-se porque não foi lançada a âncora ( aprofundidade das águas é de cerca de 15 a 25m) e porque não foram, se existiam, acionados motores de redundancia. Igualmente se defende nestas situações de proximidade, o recurso a rebocadores, pese embora os custos associados.
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