http://www.infraestruturasdeportugal.pt/centro-de-imprensa/transito-no-tunel-do-marao-reposto-esta-manha-no-sentido-vila-real-porto
http://www.tsf.pt/sociedade/interior/um-tunel-de-seguranca-5159305.html
http://ptjornal.com/tunel-inteligente-do-marao-seguranca-maxima-79311
Quando vi a notícia na TV tive um calafrio mas ao ouvir a declaração do bombeiro de Amarante que com muita calma explicou que dominaram a situação, fiquei mais tranquilo.
É verdade que o senhor presidente da câmara de V ila Real se sente na obrigação de dizer mal, e os senhores bombeiros da zona também, mas provavelmente fazem-no por falta de informação.
Por exemplo, visitei o túnel em fevereiro deste ano e testemunhei que têm uma central de comando com cobertura televisiva e de sensores de fumo, de incendio e de gases tóxicos. Independentemente da ligação ao posto central de Almada. Qualquer sistema de telecomando deve ser assim, ser centralizado com possibilidade de comando local. Penso que de fevereiro para junho isso não deve ter sido alterado.
Testemunhei tambem o estado de prontidão das viaturas de emergencia do próprio tunel, que poucos minutos depois do alarme entraram no tunel. Verifiquei a autonomia de alimentação elétrica dos grupos geradores (há demasiados cortes de fornecimento da energia elétrica normal) e a existencia di cabo detetor de incendio (fibrolaser, que eu não consegui que o metropolitano comprasse). De acordo com a cronologia na informação da IP, a atuação dos sensores e a entrada das viaturas de emergencia do túnel cumpriram o especificado, incluindo a atraso propositado do arranque dos ventiladores de desenfumagem.
Conforme se pode ler na descrição do LNEC (págs 8 e 9), existem13 passagens com portas corta fogo e sobrepressurização (para evitar a propagação do fumo da galeria afetada para a outra galeria, que funcionará como de fuga). Junto dessas passagens de emergencia existem 14 ventiladores axiais, de cerca de 20 kW cada de potencia, na galeria ascendente (para desenfumagem no sentido do tráfego Amarante-Vila Real). Na galeria descendente, existem 32 ventiladores para contrariar o efeito chaminé, e porque o fumo deve ser extraído no sentido do tráfego, para a extremidade oposta à da entrada (deve ter sido isso que confundiu os bombeiros de Vila Real à chegada ao túnel, estava a sair fumo pelas aída da galeria para Vila Real; a entrada das viaturas dos bombeiros deve ser feita no sentido da entrada normal da galeria do túnel).
O túnel do Marão é um exemplo de que a engenharia portuguesa funciona, apesar dos decisores políticos que não sabemdo nada de engenharia, não se informam junto de quem saiba ou de quem não tenha interesses nas soluções que os políticos querem.
Num país que deveria controlar sabiamente os gastos com investimentos públicos, abundam exemplos em que as soluções impostas pelos políticos vêm alargar o fosso com os paises que melhor investem (basta recordar o investimento dos países bálticos na alta velocidade ferroviária, da Bulgária e da Roménia em linhas elétricas, da Irlanda em energias renováveis e cabos submarinos de ligação a França e Inglaterra, da Espanha em alta velocidade e portos, enquanto no nosso país ficamos radiantes com os apoios dos fundos comunitários ao turismo e à formação profissional).
Até pelo exemplo de resgate de uma PPP que o túnel do Marão representa, e porque o sistema de segurança e de emergencia funcionou no caso do incendio do autocarro da Rodonorte (incendio esse que deveria ser objeto de um inquérito pela ANSR ou pelo IMT, não para perseguir a rodoviária, mas para esclarecer a opinião pública sobre o cumprimento das normas de segurança pelos autocarros que são indevidamente homologados por conterem materiais inflamáveis ou não terem resistencia estrutural contra colisões), ainda por cima sensivelmente no pior sitio, a meio do tunel, deveríamos ter orgulho nos técnicos que construiram, equiparam, mantêm e operam o túnel do Marão.
Por mim, que quem me conhece sabe como costumo criticar os insucessos que se vão acumulando sem relatórios de inquérito satisfatórios, aplaudo, sem prejuízo de eventuais alterações que a equipa do túnel entenda introduzir após análise do incidente.
Embora talvez a minha naílise tenha sido um bocadinho apaixonada.
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