15700, 15700, 15700 toneladas
de aço
de chapa de aço
dizia na imprensa diária o discreto anúncio
para construção naval
no estado em que se encontra
e pela melhor oferta
desde que superior ao valor de licitação
mas esse não dizia o discreto anúncio
qual é
qual será a razão
quais serão as razões
por que se vendem assim 15700 toneladas de aço
de chapa de aço
para construção naval
em discreto anúncio
na imprensa diária publicado
mas só por um dia
discretamente perdido numa página de anúncios
em retangulo pequenino
ao fundo da página, do lado direito
por uma comissão liquidatária
de um estaleiro
que foi de todos nós
que por força das leis da união
da nossa união,
da europa união,
podia e devia ter construido com as 15700 toneladas
os patrulheiros que defenderiam as costas marítimas da união,
ou até asfalteiros para um país petrolífero
mas que nem uma coisa nem outra deixaram que florescesse
15700, 15700, 15700 flores lançadas ao mar
em sinal de luto
PS em 31 de agosto - curiosa a entrevista do diretor da Douro Azul, que encomendou a construção de um navio de cruzeiros para a Antártida, com viagens já contratadas, à West Sea, antigos estaleiros navais de Viana do Castelo. O mesmo senhor que ficou em segundo lugar no concurso para venda do Atlantida com uma proposta de 8 milhões de euros. O ganhador, com uma proposta de 13 milhões, desistiu. Adjudicado por 8 milhões, o adjudicatário deve ter gasto à volta de 4 ou 5 milhões em manutenção e na viagem para a Suécia, e vendeu-o a uma empresa de cruzeiros norueguesa por 17 milhões. Excelente negócio, que juntamente com o garrote imposto aos estaleiros (tudo segundo a lei, claro, embora o tratado da UE permita a injeção de fundos públicos em assuntos de defesa, como era o caso dos patrulheiros - a Europa não precisa de vigiar as suas costas? - ou de apoio a regiões ultraperiféricas como os Açores a que se destinava o Atlantida) , serve para alimentar a propaganda de ue o privado é que sabe gerir, o público não (mais de 6 meses esteve um pedido de encomenda de material para os patrulheiros à espera de autorização...). Se apertarmos bem o pescoço, as dificuldades de respiração e a capacidade de movimentação aumentam...
PS em 19 de outubro - o mesmo senhor da Douro Azul informa que tem à venda o Trafaria Praia, decorado por Joana Vasconcelos para uma bienal de Veneza, e que comprou em 2014. Que deixou de fazer passeios no Tejo paara turistas porque com as caraterísticas do barco não era rentável. E a manutenção do barco a navegar era de cerca de 500.000 euros por ano (!?). Arriscada, a vida empresarial privada, eu diria que tal como a pública, só que é sempre possível que o senhor empresário não perca dinheiro com este negócio.
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/mario-ferreira-e-o-cacilheiro-de-joana-vasconcelos-foi-um-flop-turistico-ja-perdi-um-milhao-chega-ganhei-juizo
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