O artigo anunciava com entusiasmo a realização da conferencia Velo City 2021 da Federação Europeia dos Ciclistas (ECF) em junho de 2021 em Lisboa .
No início do artigo é dada a informação que antes da
ciclovia da Av.Almirante Reis o número de mulheres nas contagens de ciclistas
era cerca de 2 por hora representando 3% do total. Atualmente são em média cerca
de 30 por hora e 27% do total de utilizadores de bicicletas.
Adiantava o artigo que a câmara de Lisboa concluiu daí que o
investimento nas infraestruturas para as duas rodas está a valer a pena e que a
sensação de segurança está a aumentar.
Independentemente dos números dizerem respeito à ciclovia ou
a toda a área da cidade, relativamente à segurança, mais importante que uma
sensação é a realidade, e essa só se avalia se forem disponibilizados os
números da sinistralidade com a interpretação das circunstancias, causas e consequências
dos acidentes.
Mas a CML não parece partilhar dessa opinião, permanecendo
indiferente à prática vulgar de não uso do capacete de segurança, da utilização
dos passeios por ciclistas, de atravessamento das passagens pedonais não
sinalizadas para bicicletas.
Para comparar com os números acima resolvi fazer duas
observações na ciclovia da Av.Almirante Reis. Não foram exaustivas nem
sistemáticas, pelo que não permitem extrapolações ou conclusões para além das
condições de realização, 15 minutos de observação no dia 17nov2020 entre as 13.05 e as 13.20, e
outros 15 minutos no dia 18, entre as 18.10 e as 18.25.
No primeiro período contei 14 utilizadores nos dois sentidos,
dos quais 3 senhoras. No segundo período contei 15 utilizadores, dos quais 1
senhora. Por hora daria uma média de 58 sendo 8 senhoras (ca 14%). Portanto consideravelmente abaixo da média do
artigo, mas os períodos escolhidos podem ter influência, embora requerendo grande
sobrecarga nos períodos de maior afluência. Número médio deautomóveis nos dois sentidos: 2040/hora.
Com mais pormenor:
- Período 17nov
13.05-13.20:
Sentido descendente :
3 homens (dos
quais 1 em segway)
2 senhoras
2 senhoras
fazendo jogging
nº de
automóveis por minuto: 15
Sentido ascendente:
8 homens (dos quais 1 em trotineta
e 2 distribuidores de comida)
1 senhora
nº de automóveis por minuto: 11
- Período 18nov 18.10-18.25:
Sentido descendente:
6 homens (dos quais 1 em
trotineta, 1 distribuidor de comida, 1 cargo-bike)
0 senhoras
1 homem fazendo jogging
Nota: circulando fora da ciclovia
1 bicicl. e 1 trotineta
nº de automóveis por minuto: 26
Sentido ascendente:
8 homens (dos quais 1 em
trotineta, 2 distribuidores de comida)
1 senhora
1 homem fazendo jogging
nº de automóveis por minuto: 16
Curioso verificar a utilização da ciclovia por praticantes
de jogging e a maior velocidade de escoamento de automóveis na via descendente,
que dispõe de 2 vias, enquanto a ascendente dispõe apenas de uma, gerando os
semáforos extensas filas.
Sob reserva de contagens mais rigorosas, os números
encontrados parecem confirmar a má impressão dos moradores da zona e
utilizadores da avenida relativamente à ciclovia, e que ficaria bem à CML pedir-lhes
desculpa e promover um estudo rigoroso para encontrar uma solução razoável.
simphony in red, Av.Almirante Reis, 18nov2020 18.10 |
totais - 108 bicicletas ou trotinetas/hora
2520 automoveis/hora
Sem comentários:
Enviar um comentário