quinta-feira, 19 de novembro de 2020

A ciclovia da Av.Almirante Reis

 

O artigo anunciava com entusiasmo a realização da conferencia Velo City 2021 da Federação Europeia dos Ciclistas (ECF) em junho de 2021 em Lisboa .

No início do artigo é dada a informação que antes da ciclovia da Av.Almirante Reis o número de mulheres nas contagens de ciclistas era cerca de 2 por hora representando 3% do total. Atualmente são em média cerca de 30 por hora e 27% do total de utilizadores de bicicletas.

Adiantava o artigo que a câmara de Lisboa concluiu daí que o investimento nas infraestruturas para as duas rodas está a valer a pena e que a sensação de segurança está a aumentar.

Independentemente dos números dizerem respeito à ciclovia ou a toda a área da cidade, relativamente à segurança, mais importante que uma sensação é a realidade, e essa só se avalia se forem disponibilizados os números da sinistralidade com a interpretação das circunstancias, causas e consequências dos acidentes.

Mas a CML não parece partilhar dessa opinião, permanecendo indiferente à prática vulgar de não uso do capacete de segurança, da utilização dos passeios por ciclistas, de atravessamento das passagens pedonais não sinalizadas para bicicletas.

Para comparar com os números acima resolvi fazer duas observações na ciclovia da Av.Almirante Reis. Não foram exaustivas nem sistemáticas, pelo que não permitem extrapolações ou conclusões para além das condições de realização, 15 minutos de observação no  dia 17nov2020 entre as 13.05 e as 13.20, e outros 15 minutos no dia 18, entre as 18.10 e as 18.25.

No primeiro período contei 14 utilizadores nos dois sentidos, dos quais 3 senhoras. No segundo período contei 15 utilizadores, dos quais 1 senhora. Por hora daria uma média de 58 sendo 8 senhoras (ca 14%).  Portanto consideravelmente abaixo da média do artigo, mas os períodos escolhidos podem ter influência, embora requerendo grande sobrecarga nos períodos de maior afluência. Número médio deautomóveis nos dois sentidos: 2040/hora.

Com mais pormenor:

- Período 17nov  13.05-13.20:

Sentido descendente :

3 homens (dos quais 1 em segway)

2 senhoras

2 senhoras fazendo jogging

nº de automóveis por minuto: 15

 

Sentido ascendente:

8 homens (dos quais 1 em trotineta e 2 distribuidores de comida)

1 senhora

nº de automóveis por minuto: 11

 

- Período 18nov 18.10-18.25:

Sentido descendente:

6 homens (dos quais 1 em trotineta, 1 distribuidor de comida, 1 cargo-bike)

0 senhoras

1 homem fazendo jogging

Nota: circulando fora da ciclovia 1 bicicl. e 1 trotineta

nº de automóveis por minuto: 26

 

Sentido ascendente:

8 homens (dos quais 1 em trotineta, 2 distribuidores de comida)

1 senhora

1 homem fazendo jogging

nº de automóveis por minuto: 16

 

Curioso verificar a utilização da ciclovia por praticantes de jogging e a maior velocidade de escoamento de automóveis na via descendente, que dispõe de 2 vias, enquanto a ascendente dispõe apenas de uma, gerando os semáforos extensas filas.

Sob reserva de contagens mais rigorosas, os números encontrados parecem confirmar a má impressão dos moradores da zona e utilizadores da avenida relativamente à ciclovia, e que ficaria bem à CML pedir-lhes desculpa e promover um estudo rigoroso para encontrar uma solução razoável.

 

 

simphony in red, Av.Almirante Reis, 18nov2020  18.10

 PS em 22nov2020 - segundo o Público de hoje, é intenção da CML alterar a estrutura da Av.Almirante Reis : sentido descendente, uma via para automóveis e uma via para bicicletas; sentido ascendente, uma via para automóveis, uma via para bicicletas. Promessa de debate com associações de moradores, mas recusa de 2 vias por sentido sendo uma de convivencia com limitação a 30 km/h.

PS em 2dez2020 - mudando de local, observação durante 10 minutos das 11.23 às 11.33 de 2dez2020 na avenida da República, frente ao nº59:

sentido ascendente - 10 bicicletas e 2 trotinetas ; 12 veículos/hora  , extrapolando   72veic/h

                                  veículos automóveis:       21/minuto,     extrapolando  1260 automoveis/hora

sentido descendente - 4 bicicletas e 2 trotinetas ;  6 veiculos/hora  , extrapolando   36 veic/h 

                                 veículos automóveis:       21/minuto,     extrapolando  1260 automoveis/hora

totais -     108 bicicletas ou trotinetas/hora

                2520 automoveis/hora 

 

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