segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Comboios movidos por hidrogénio

 A propósito de um artigo em que o novo diretor da Alstom em Espanha defendeu a utilização de comboios de hidrogénio nos troços por eletrificar  ( https://www.eleconomista.es/empresas-finanzas/noticias/10907108/11/20/Maestu-Alstom-Electrificar-toda-la-red-ferroviaria-no-se-justifica-al-haber-tren-de-hidrogeno.html ), um colega lembrou que a solução baterias de lítio é mais económica do que a solução hidrogénio/células de combustível.

Isso está explicado por exemplo neste artigo:

https://www.railwaygazette.com/traction-and-rolling-stock/batteries-beat-hydrogen-on-cost-and-efficiency-vde-study-shows/57041.article 

Sem contestar a conclusão, parece-me 4 anos para vida útil duma célula de combustivel pouco ( mais ou menos equivalente a um serviço diário de 400 km duraante esses 4 anos) e 7 anos para as baterias razoável ( embora elas sejam sensíveis às temperaturas ambiente elevadas), mas como o autor diz, estas coisas dependem da evolução tecnológica.

Como contraste, com provável desconfiança da garantia dos fornecedores de baterias, incluindo o litio, o cobalto e o neodimio, temos estes artigos também na railway gazette:

comboios de H2 da Alstom:

SNCF sets green targets to cut TER emissions | News | Railway Gazette International 

comboios hidrogénio Siemens: 

‘Holistic’ hydrogen train development agreement signed | News | Railway Gazette International 


E para "meditar" (como é que a Inglaterra que tem tantos defeitos, como a pirataria ao longo da sua história, as desigualdades de uma câmara para os lordes e outra câmara para os comuns, o bombardeio de Alexandria descrito pelo Eça, é capaz de ensinar o mundo em coisas como o método científico, a normalização técnica e os princípios da democracia moderna ...) neste caso,  propõe um "mix" , devidamente calendarizado a 40 e tal anos, para solução dos seus 15400 km de linha por eletrificar, parte com catenária, parte com baterias, e parte com H2 (curiosamente, os comboios de H2 têm de ter uma bateria de litio que aguente a regeneração por travagem (frenagem, como dizem os nossos amigos da CP e REFER):

11 700 km of electrification plus battery and hydrogen trains in traction decarbonisation strategy | Rail Business UK | Railway Gazette International 


Tudo isto poderá integrar-se no desenvolvimento da estratégia do hidrogénio da UE:






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