Atualizo anterior informação com base no INE que em 10 de fevereiro concluiu as estatísticas das exportações de 2021. Votos de que a desgraça russa (além das outras desgraças que já sobravam para nós) não nos estrague a vida uma vez que precisamos das exportações (e das necessárias infraestruturas) como de pão para a boca.
Exportações de bens por todos os modos em milhões de euros Quadro comparativo de janeiro a dezembro de 2019 e de janeiro a dezembro de 2021
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Janeiro a dezembro 2019 | Janeiro a dezembro 2021 | |||
Mundo | 59902,8 | 63476,7 | ||
C=Intra EU | 45996,2 | 45381,1 | ||
Alemanha | 7182,5 | 6998,1 | ||
França | 7746,2 | 8320,5 | ||
Países Baixos | 2341,0 | 2487,4 | ||
Inglaterra | 3628,8 |
| 3309,2 | |
A=soma AL+FR+PB | 17269,7 | 17806,0 | ||
B=Espanha | 14811,2 | 16934,0 | ||
A-B | 2458,5 | 872,0 | ||
C-B | 31185,0 | 28447,1 |
Apesar de quebras relativamente a 2019 para a Alemanha, para a Inglaterra e para a UE, assinala-se o crescimento das exportações neste período para o mundo e para Espanha, apesar da pandemia. O diferencial de valor entre as exportações para o conjunto Alemanha+França+Países Baixos e a Espanha reduziu-se mas mantem-se positivo; e entre o resto da EU e a Espanha reduziu-se mas foi cerca de 1,7 vezes o montante para Espanha (valor das exportações para Espanha = 37% do total de exportações para a EU) ; justifica-se assim a reivindicação de ligações com bitola UIC e ERTMS para a Europa além Pirinéus.
Exportações em M ton por todos os modos | jan-dez2021 | |
MUNDO | 38,440 | |
intra EU | 25,242 | |
AL | 1,527 |
|
FR | 3,110 |
|
PB | 1,815 |
|
AL+FR+PB | 6,452 | |
Inglaterra | 2,093 |
|
ES | 13,528 |
|
intra EU-ES | 11,714 | |
AL+FR+PB - ESP | -7,076 |
A tabela seguinte mostra o peso nas exportações dos 3 modos, marítimo, ferroviário e rodoviário. Em valor, as exportações para Espanha são 37,6% das exportações para a EU e 53,6% em tonelagem. Considerando apensa os modos terrestres, as exportações para Espanha são 39,6% das exportações para a EU e 65,4% em tonelagem.
A insignificância da quota ferroviária, tanto para Espanha como para o resto da Europa, justifica o planeamento rigoroso da transferência da carga rodoviária para o ferroviário, nomeadamente com investimento no transporte de semirreboques por comboio e a eliminação da barreira da bitola nos Pirineus e no corredor atlantico conforme o regulamento 1315/2013
Mton 2021 | % | maritimo | ferro | rodo | ferro+rodo | % | ||
Mundo | 38,440 | 19,192 | 0,175 | 16,461 | 16,636 | |||
C=intraUE | 25,242 | 100 | 6,632 | 0,169 | 15,984 | 16,153 | 100 | |
AL | 1,527 | 0,626 | 0,0005 | 0,813 | 0,814 | |||
FR | 3,110 | 0,367 | 0,034 | 2,372 | 2,406 | |||
PB | 1,815 | 1,123 | 0,0005 | 0,538 | 0,539 | |||
A=AL+FR+PB | 6,452 | 2,116 | 0,035 | 3,723 | 3,758 | |||
UK | 2,093 | 1,847 | 0,0001 | 0,240 | 0,240 | |||
B=ESP | 13,528 | 53,6 | 1,796 | 0,130 | 10,429 | 10,559 | 65,4 | |
A-B | -7,076 | 0,320 | -0,095 | -6,706 | -6,801 | |||
C-B | 11,714 | 4,836 | 0,039 | 5,555 | 5,594 | |||
M€ 2021 | ||||||||
Mundo | 63476,7 | 18949,7 | 574,3 | 37979,8 | 38554,1 | |||
C=intraUE | 45381,1 | 100 | 5930,4 | 546,6 | 35234 | 35780,6 | 100 | |
AL | 6998,1 | 1173,4 | 4,5 | 5416,5 | 5421,0 | |||
FR | 8320,5 | 423,6 | 456,2 | 6804 | 7260,2 | |||
PB | 2487,4 | 656,9 | 1,9 | 1701,7 | 1703,6 | |||
A=AL+FR+PB | 17806 | 2253,9 | 462,6 | 13922,2 | 14384,8 | |||
UK | 3309,2 | 1554,7 | 0,0003 | 1579,2 | 1579,2 | |||
B=ESP | 16934 | 37,3 | 1144,5 | 70,2 | 14102,9 | 14173,1 | 39,6 | |
A-B | 872 | 1109,4 | 392,4 | -180,7 | 211,7 | |||
C-B | 28447,1 | 4785,9 | 476,4 | 21131,1 | 21607,5 |
EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES DE BENS POR REGIÃO DE ORIGEM EM 2021 EM M€ (importamos bens demais na AML, compensamos com os cruzeiros e o AL em Lisboa)
exportações e importações de bens por todos os modos em 2021 em M€ por região de origem |
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| ||||||
| EXP |
| IMP |
| EXP-IMP |
| EXP/IMP | |
Portugal | 63476,7 |
| 82518,0 |
| -19041,3 |
| 0,77 |
|
Continente | 59484,4 |
| 73160,0 |
| -13675,6 |
| 0,81 |
|
Norte | 23276,1 |
| 19860,0 |
| 3416,1 |
| 1,17 |
|
Centro | 12653,1 |
| 11388,1 |
| 1265,0 |
| 1,11 |
|
AML | 18634,9 |
| 38224,8 |
| -19589,9 |
| 0,49 |
|
Alentejo | 4669,3 |
| 3321,3 |
| 1348,0 |
| 1,41 |
|
Algarve | 251,0 |
| 366,2 |
| -115,2 |
| 0,69 |
|
Açores | 132,0 |
| 140,0 |
| -8,0 |
| 0,94 |
|
Madeira | 250,8 |
| 190,1 |
| 60,7 |
| 1,32 |
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RESUMO PARA O CONTINENTE das exportações e importações de bens por todos os modos em 2021 em M€ por região de origem | |||||
| EXP | % | IMP | % |
|
Norte e Centro | 35929,2 | 60,4 | 31248,1 | 42,7 |
|
AML e Sul | 23555,2 | 39,6 | 41912,3 | 57,3 |
|
Continente | 59484,4 | 100,0 | 73160,4 | 100,0 |
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Embora estes valores correspondam aos bens transportados por todos os modos poderá extrapolar-se a justeza do corredor atlantico norte Aveiro-Salamanca (60% de exportações por todos os modos) e do corredor atlantico sul Sines-Badajoz (40% de exportações por todos os modos) no contexto da transferência para o modo ferroviário
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