quarta-feira, 30 de março de 2022

Descarrilamentos em Lualaba/Congo em 11mar2022 e em San Bernardino/California em 21mar2022

 1. Descarrilamento em Lualaba

https://www.aa.com.tr/en/africa/death-toll-in-dr-congo-train-crash-climbs-to-75/2534783

https://en.wikipedia.org/wiki/2022_Lualaba_train_accident

Mais um exemplo da atividade extrativa em África, predominando a preocupação de retirar dos países africanos as matérias primas sem que se desenvolva a industria transformadora, ou como os economistas gostam de dizer, produtora de bens transacionáveis. Isto é, beneficiam por um lado as empresas extrativas, por outro quem localmente detém o poder económico. Entretanto a infraestrutra do caminho de ferro não é devidamente mantida e os acidentes ocorrem com número elevado de fatalidades porque o comboio dirigia-se para a mina sem carga mas os vagões iam cheios de pessoas que não dispõem de serviço de passageiros.

Perante o elevado número de vítimas verifica-se o habitual, políticos anunciando a abertura de inquéritos e apuramento de responsabilidades. Seria interessante conhecer os resultados do inquérito e saber se foram tomadas medidas para evitar a repetição que não seja proibir as pessoas se subirem para os vagões qu8ando não há serviço de passageiros.

2. Descarrilamento em San Bernardino

https://www.nbclosangeles.com/news/local/freight-train-cars-derail-colton-video/2852634/

A seta a traço contínuo indica os aparelhos de via que podem ter estado na origem do descarrilamento; a seta a traço interrompido indica  o local onde as duas primeiras locomotivas tombaram sobre o seu lado direito enquanto a terceira locomotiva se atravessou pressionada pelos vagões


Foto do Google Earth junto do local dos aparelhos de via; à direita os pilares onde ficaram os vagões atravessados

Apesar de se tratar de um país desenvolvido e com elevada atividade industrial produtiva, verifica-se nesta região um elevado número de descarrilamentos, provável consequência de economias na manutenção e de falta de isolamento das vias relativamente à envolvente, como se pode ver pelas fotos. Um objeto estranho como uma pedra entalado nas lanças do aparelho de via é suficiente para provocar um descarrilamento, que até poderia ser de uma das locomotivas que seria arrastada até provocar a paragem e o descarrilamento das outras, seguindo-se a pressão dos vagões por inércia gerando-se o efeito harmónio. Outra hipótese seria o descarrilamento das locomotivas da frente por mau estado da via. Seria interessante conhecer o resultado da investigação do acidente, mas não sei se as cadeias de televisão acharão que terá interesse.








acidente em 1989: https://en.wikipedia.org/wiki/San_Bernardino_train_disaster


Sem comentários:

Enviar um comentário