1. Descarrilamento em Lualaba
https://www.aa.com.tr/en/africa/death-toll-in-dr-congo-train-crash-climbs-to-75/2534783
https://en.wikipedia.org/wiki/2022_Lualaba_train_accident
Mais um exemplo da atividade extrativa em África, predominando a preocupação de retirar dos países africanos as matérias primas sem que se desenvolva a industria transformadora, ou como os economistas gostam de dizer, produtora de bens transacionáveis. Isto é, beneficiam por um lado as empresas extrativas, por outro quem localmente detém o poder económico. Entretanto a infraestrutra do caminho de ferro não é devidamente mantida e os acidentes ocorrem com número elevado de fatalidades porque o comboio dirigia-se para a mina sem carga mas os vagões iam cheios de pessoas que não dispõem de serviço de passageiros.
Perante o elevado número de vítimas verifica-se o habitual, políticos anunciando a abertura de inquéritos e apuramento de responsabilidades. Seria interessante conhecer os resultados do inquérito e saber se foram tomadas medidas para evitar a repetição que não seja proibir as pessoas se subirem para os vagões qu8ando não há serviço de passageiros.
2. Descarrilamento em San Bernardino
https://www.nbclosangeles.com/news/local/freight-train-cars-derail-colton-video/2852634/
Foto do Google Earth junto do local dos aparelhos de via; à direita os pilares onde ficaram os vagões atravessados |
Apesar de se tratar de um país desenvolvido e com elevada atividade industrial produtiva, verifica-se nesta região um elevado número de descarrilamentos, provável consequência de economias na manutenção e de falta de isolamento das vias relativamente à envolvente, como se pode ver pelas fotos. Um objeto estranho como uma pedra entalado nas lanças do aparelho de via é suficiente para provocar um descarrilamento, que até poderia ser de uma das locomotivas que seria arrastada até provocar a paragem e o descarrilamento das outras, seguindo-se a pressão dos vagões por inércia gerando-se o efeito harmónio. Outra hipótese seria o descarrilamento das locomotivas da frente por mau estado da via. Seria interessante conhecer o resultado da investigação do acidente, mas não sei se as cadeias de televisão acharão que terá interesse.
acidente em 1989: https://en.wikipedia.org/wiki/San_Bernardino_train_disaster
Sem comentários:
Enviar um comentário