Sem fazer juízos de valor sobre as altas personalidades referidas na notícia, para além de felicitações pelo regresso, recordo que nos longínquos anos de 2010 o objetivo era construirem-se nos estaleiros de Viana do Castelo 2 lanchas anti-poluição, 6 navios patrulha e 5 lanchas de fiscalização. Os estaleiros, a Marinha e algumas empresas, nomeadamente de eletrónica, investiram bastante para a realização do primeiro patrulheiro, mas o governo da altura preferiu desvalorizar os estaleiros, incluindo retardar a autorização para a compra de materiais, e privatizá-los, apesar do TFUE prever explicitamente, no art.107, a possibilidade de isenção para o equipamento de defesa das costas da União:
http://fcsseratostenes.blogspot.com/search?q=estaleiros
A notícia do calmo regresso do "Viana do Castelo" (existe outro patrulheiro, o "Figueira da Foz", já construido após a privatização, embora beneficiando do "know-how" público) e a menção à construção de novos patrulheiros fez-me recordar isso.
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