quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Preparação da ferrovia contra as alterações climáticas

 A ocorrência de deslizamentos de terras na sequência de excesso de precipitação, provocando interrupção das vias de comunicação e acidentes ferroviários e rodoviários leva também a aumentar o nível da monitorização das infraestruturas e da manutenção.

Dão-se a seguir alguns exemplos da realização de seminários sobre o tema e de episódios de excesso de precipitação e de acidentes ocorridos. A ferrovia terá de se adaptar às alterações climáticas.



Conferência da ERA (European Railway Agency) em 16jun2025

https://www.era.europa.eu/content/conference-rail-resilience-climate-change

Conferência Rail Net Zero em 14-15out2025

https://www.railnetzerosummit.com/

Conferência Intelligent Rail Summit  "Ferrovia à prova do clima" da Rail Tech em 4-5nov2025

https://events.railtech.com/i ntelligent-rail-summit-2025/programme/



Deslizamento de terras em Nesvatnet, Levanger, Noruega:

https://www.ngi.no/en/research-and-consulting/natural-hazards-container/avalanches-and-slides/quick-clay-landslides/large-quick-clay-slides-in-norway/

https://www.railtech.com/all/2025/09/26/could-norways-fatal-rail-landslide-have-been-foreseen-satellite-data-suggests-yes/

o caminho de ferro encontra-se a um nível inferior ao das estradas; estas são-lhe
paralelas e constituem uma barragem que acumula água por insuficiente drenagem numa zona em que o nível freático é elevado devido ao lago Nesvatnet . A zona do deslizamento encontra-se numa cota mais baixa relativamente aos terrenos envolventes nos perfis longitudinal e transversal 




perfi longitudinal



perfil transversal




Pequeno deslizamento de terras em Riedlingen, Alemanha e descarrilamento:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2025/08/descarrilamento-em-riedlingen-bechingen.html

Deslizamento de terras em Stenungsund, Suécia em set2023:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/09/os-desastres-de-derna-e-de-stenungsund.html

Aluimento no IC2/Águeda:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/03/deslizamento-de-terras-e-aluimento-no.html

Aluimentos na A41 e A14

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2016/04/os-aluimentos-da-a41-e-da-a14.html

Aluimento no balastro da linha de Casdcais em 2013:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2013/02/no-melhor-pano-cai-nodoa-reflexoes.html

Aluimento na linha do Norte peerto da Pampilhosa:

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/01/aluimento-em-aterro-na-linha-do-norte.html



CONCLUSÃO:  é essencial monitorizar as condições de drenagem especialmente no perfil transversal e evitar o paralelismo com rodovias a cota superior


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