terça-feira, 25 de agosto de 2015

Os decisores - hipócritas e especialistas de ressemantização



Não vale a pena gastar cera com ruins defuntos, sempre disse o meu amigo, mas eu não resisto.
Vocês, os decisores de Bruxelas e os vossos seguidores locais, sois uns hipócritas.
Hipócrita - que demonstra um pensamento diferente do que realmente tem
Dizem que querem combater o desemprego, mas quando pregam as vossas reformas, isto é, a desvalorização do fator trabalho e a baixa dos salários e das pensões, sabem muito bem que estimular o desemprego faz baixar os custos dos salários e dos preços (é a lei de Philips, como muito bem sabem mas nunca citam, invocando o mandato do BCE para manter o indice de preços no máximo de 1,9% ).
A experiencia já demonstrou que isso já não é inflação, é deflação. Pelo que seria interessante subir o objetivo do nivel de preços, até porque as taxas de juro têm margem para subir  para o controlar.
Vocês são assim especialistas na arte da sangria, que de facto faz baixar a tensão arterial do sangrado, permitindo-lhe retomar esforços, mas à custa de sangue.
Vocês também conhecem a fórmula do saldo orçamental, investimento menos poupanças mais exportações menos importações. Mas insistem em não facilitar os investidores (quem investe? sabendo que os produtos que iria fabricar seriam vendidos muito, muito baratos, graças aos salários baixos e ao desemprego elevado; só em procuras rígidas, mas essas já estão tomadas...).
E então repetem sem cessar, é preciso continuar as reformas, as reestruturações e a competitividade.
Tudo isso tem uma tradução: cortes, redução de custos do trabalho, dos salários à facilidade de despedimento. O que quer dizer que vocês são também, para além de hipócritas, especialistas de ressemantização.
Ressemantização - neologismo semântico, atribuição a uma palavra de outro significado para além do existente.
Eu acho que a Academia das Ciências (das Letras, no Brasil), devia proibir. Chamem as coisas pelos seus nomes.
PS - Devo a aprendizagem da palavra ressemantização ao programa da Antena 2 Páginas de português, transmitido aos domingos.

Sem comentários:

Enviar um comentário