quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Tem razão o bastonário, a engenharia é desprezada

Vale a pena escrever. Ver  o primeiro comentário em
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/02/comecaram-as-obras-no-campo-grande.html

A explicação do comportamento sobranceiro como a de um menino teimoso é certeira. Murray e Erich Fromm concordariam, a necessidade do menino poderoso se afirmar, certamente por insegurança no meio do seu grupo em que quer mandar. Lembro-me em miúdo de ver um desenho animado da Disney com um menino assim.
Há muitos anos participei numa das primeiras consultas públicas, a do túnel do Marquês. Recebi uma amável resposta, dizendo que efetivamente o declive era de 9% (julgo que não chegava aos 10%, mas não tenho a certeza) e que por isso o túnel estava interditado a autocarros, os seguros não pagariam se houvesse bronca, são normas internacionais de segurança, que um governo desinibido como o nosso não pode alterar por lei, por mais que quisesse. Mais me informou a simpática correspondente da APA que não, não tinham sido estudadas alternativas. Não admira que a saída para a av.Antonio Augusto de Aguiar esteja normalmente às moscas.
Choca a minha consciencia de quem andou no IST fazer-se um investimento deste montante e não se estudarem alternativas. e ainda têm a lata de se zangarem muito quando se lhes chama a atenção para o erro.
Não sei se é verdade tudo o que está numa recente reportagem numa TV sobre a piscina da Penha de França. Mas se é, pelo menos em parte, é de uma gravidade extrema. Já em 2018 o DN tinha dado notícia:
https://www.dn.pt/edicao-do-dia/26-jul-2018/penha-de-franca-piscina-mete-agua-mas-ninguem-la-pode-nadar-o-engenheiro-da-obra-que-afinal-nao-e--9636003.html
Como muito bem fez o bastonário, é caso de ministério Público.
Ninguem disse que uma piscina olimpica no alto de uma colina é obra fácil, mas o diretor tecnico da obra não ser licenciado e ter falsificado uma declaração da Ordem ...
Mas será que o MP tem meios para analisar o caso como deve ser , ou tem de se fazer queixa a Bruxelas ou ao tribunal europeu dos direitos do homem, como o Sá Fernandes teve de fazer com o homem da Bragaparques, essa associação prestimosa e prestadora de serviços de estacionamento?
E as rachas na fachada do prédio da rua General Garcia Rosado porque um famoso empreiteiro escavou caves de estacionamento para a sede da PJ (como compensação por não o ter podido fazer no Porto, se a memória não me falha) mesmo por baixo do muro limite sem as pregagens ou microestacas de contenção?
o prédio mais afetado encontra-se ao cimo da rampa da sede da PJ

o prédio mais afetado encontra-se no topo de uma banda de prédios, calçada do lado nascente por um prédio recente e do lado poente descalçada pela acumulação das dilatações e retrações e pela falta de contenção da escavação da cave da PJ
vista das caves na vertical do prédio mais afetado



visiveis as rachas na fachada e nas pedras das janelas do prédio mais afetado
os vãos são dos primeiros a sofrer; com esticadores na empena talvez se conseguisse segurar isto, mas o problema está nas fundações desapoiadas



nos prédios vizinhos vêm-se vestígios de pequenas reparações dos efeitos dos assentamentos, dilataçóes e retrações

no prédio fronteiro manifesta-se a abertura de pequenas rachas


O prédio está no fim de uma banda limitada a nascente e a nivel inferior por um edificio moderno (um hotel que já foi IAPMEI, também se a memória não me atraiçoa) e a poente, numa cota superior, por um plano vertical que vai até às caves da PJ. Agora o prédio foi evacuado.
E as obras na barragem do Alto Tamega? abateu há um ano uma parte da barragem em construção.
https://rr.sapo.pt/2019/09/21/pais/construcao-da-barragem-no-alto-tamega-o-perigo-espreita-a-cada-segundo/noticia/165403/

https://www.publico.pt/2019/09/25/economia/noticia/iberdrola-rescinde-consorcio-abre-concurso-barragem-tamega-1887903

Dono da obra (Iberdrola) e empreiteiro (adivinhem qual e quais) estão em tribunal e a Iberdrola diz que vai acabar a obra conforme o planeado com outro empreiteiro (as outras duas barragens que está a construir é provável, a do Alto Tamega custa-me a crer), embora ainda não tenha selecionado o novo empreiteiro.
Portugal, uma terra em que especialistas de engenharia civil têm feito obras das mais complicadas com que a Natureza nos desafia. Nunca tinha acontecido, desmoronar-se uma parte de um muro de uma barragem.
"Por dificuldades geotécnicas imprevistas", "por se ter detetado um movimento da encosta"
Dificuldades geotécnicas imprevistas, deteção de movimentos?!?!
Não apouquem a inteligencia dos contribuintes.
Honra ao presidente da CP que pôs fora o empreiteiro que lhe pediu mais dinheiro para acabar a obra de beneficiação do tunel do Rossio, aguentou as ameaças e chantagens e adjudicou a conclusão da obra a outro honrado empreiteiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário