Enquanto esperamos ultrapassar esta crise sanitária, enquanto nos debatemos na incapacidade de fazermos planeamento estratégico, espreitemos o que se vai passando no mundo do transporte urbano.
Uns vão construindo ligações rápidas para um aeroporto novo a 66 km da cidade (Chengdu Tianfu International hub airport), 35 minutos de viagem, com 4 paragens intermédias, 140 km/h, enquanto outros vão achando que 41 km de distancia de um aeroporto novo a uma cidade é muito, muito, nenhuma companhia aérea iria querer lá ir.
|
Uns vão construindo as suas extensões de metropolitano para servir melhor os seus cidadãos, ainda que 3,4 km, mas já planeado o seu prolongamento. Inicio dos trabalhos em novembro de 2016 e conclusão em novembro de 2019. 70 milhões de euros por km,
Enquanto outros se debatem com a incompreensão e a incapacidade de coletivamente decidir bem.
POLAND: Warszawa metro Line M2 goes west
POLAND: Warszawa’s M2 metro line was extended by 3·4 km west from Rondo Daszyńskiego to Księcia Janusza on April 4. The opening was low-key owing to coronavirus travel restrictions, with regular operations starting at 04.45.
75% financed by EU Cohesion Fund under the Operational Program Infrastructure & Environment 2014-2020 signed on September 23 2016.
Uns optam pelo LRT. Havendo espaço à superfície, não se prevendo grandes colisões com outros modos, é uma solução. Enquanto outros dizem que está em estudo a inserção de um LRT, ou de um BRT, ainda não se sabe, numa 2ª circular.
AUSTRALIA: Sydney light rail Kingsford branch opens
AUSTRALIA: The 3·2 km five-stop light rail branch from Moore Park to Juniors Kingsford via Anzac Parade South was opened for revenue service on April 3, completing Sydney’s CBD & South East LRT network. The branch is operated as route L3, running through from Juniors Kingsford to Circular Quay to give a total length of 12 km.
Sem comentários:
Enviar um comentário