Ciclovia da avenida da República, em 4 de setembro de 2020, 2ªfeira, em frente do nº71, entre as 17:22 e as 17:37 , registo dos utilizadores:
sentido C.Pequeno -Saldanha
bicicletas 10
trotinetas 1
sentido Saldanha-C.Pequeno
bicicletas 12
trotinetas 9
skate 1
Evidentemente que não podem tirar-se conclusões dada a pequenez do intervalo de amostragem, mas a CML deveria promover inquéritos de utilização das ciclovias, principalmente para análise da sinistralidade, quer sofrida, quer provocada em peões, quer por tipo de veículo causador, mas também para cálculo do custo por utilizador do investimento e da operação (incluindo o beneficio da poupança de emissões e o custo da sinistralidade).
Se não me enganei nas contas, extrapolando dá para o sentido ascendente 44 pessoas/h com um intervalo de 1min 22s
Para o sentido descendente 88 pessoas/h com um intervalo de 41 segundos.
Admitindo uma velocidade média de 10 km/h temos uma densidade quilométrica (densidade=capacidade/velocidade) de cerca de 4,4 bicicletas/trotinetas por km no sentido ascendente separadas por cerca de 220m e 8,8 bicicletas/trotinetas por km no sentido descendente separadas por cerca de 110m.
Para 10 km/h a capacidade teórica do canal, por sentido, será, considerando um intervalo de segurança de 2 segundos (cerca de 5,5m)
10 x 1000/5,5 = 1818 bicicletas/trotinetas por hora
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