sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Algumas notícias internacionais da ferrovia em dezembro de 2025

 Graças à Rail Tech, comento algumas notícias.


1 - Eslováquia

Depois de uma série de acidentes, depois dos quais o ministro respetivo declarava que um inquérito rigoroso iria realizar-se, o governo anunciou um investimento massivo para melhorar a segurança da rede ferroviária.

https://www.railtech.com/safety/2025/12/04/slovakia-approves-e6-billion-rail-safety-plan-after-recent-crashes/

O investimento será de cerca de 6.000 milhões de euros, mairitariamente para o ETCS . O GSM-R (parte de radiocomunicações complementar doo ETCS no ERTMS)também será considerado. Dada a extensão temporal do investimento, eu diria que deveria também instalar-se um sistema pontual simples de controle de ultrapassagem de sinal vermelho, com travagem automática, que serviria futuramente de garantia de segurança em caso de ERTMS fora de serviço. Convirá também organizar rigorosamente os trabalhos noturnos de transição do sistema atual de sinalização para o ERTMS. Parecerá também dispensável a polémica sobre a instalação de câmaras, quando o dispositivo "hoomem-morto" há anos que faz o controle do estado de atenção do maquinista.

 

2 -   China

Num acidente no período fora de operação noturno difícil de entender considerando a evidencia duma falha grave na planificação da ocupação da linha durante a noite e confirmando que mesmo no caso de via dupla há riscos no trabalho numa via e circulaçao na outra, lamenta-se a morte de 11 trabalhadores, atopelados por um comboio que testava sensores sísmicos. Estes são um investimento útil na prevenção de situações de risco de acidente por sismos. Aguarda-se mais informação.

https://www.railtech.com/safety/2025/11/27/eleven-rail-workers-killed-in-chinas-deadliest-train-accident-in-more-than-a-decade/


3 - Itália

Na sequencia do acidente em Livraga  em fevereeiro de 2020                                                    https://www.railwaygazette.com/high-speed/frecciarossa-1000-derails-at-high-speed/55737.article

Um tribunal italiano condenou a penas de prisão o diretor de produção e trabalhadores da RFI (Rete Ferroviaria Italiana, gestora de infraestruturas) e da Alstom fornecedor do sistema de sinalização. 

https://www.railtech.com/safety/2025/12/18/lodi-high-speed-derailment-ex-rfi-executive-alstom-workers-sentenced-over-fatal-2020-crash/

Segundo as informações disponíveis o acidente ocorreu porque após trabalhos noturnso de substituição do aparelho de via este ficou na posição de desvio e inibida a informação para o ATP da posição das agulhas. Morreram  os dois maquinistas na colisão com uma viatira de manutenção que se encontrava na via desviada.

Não tenho elementos para pôr em causa o fundamento jurídico, mas será que os juízes podem imaginar a pressão de quem está a trabalhar num equipamento de ssegurança e que tem de dar o trabalho por ponto para que a operação contiinue, sem que o tempo disponível seja coompatível com a responsabilidadde das ações? Porque não foram realizados ensaios de passagem de um comboio de ensaio antes da passagem do comboio de alta velocidade? Guardadas as devidas proporções, recentemente ocorreu um descarrilamento na estação Alvalade do metro de Lisboa, porque foi dada precipitadamente a informção de que estavam repostas as condições de segurança de circulação, sem uma comprovação presencial do funcionamento do aparelho de via antes da circulação dos comboios de operação .

 








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