quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Pequeno exercício para representação gráfica da capacidade de uma linha de Alta Velocidade de via dupla e de uma linha convencional de mercadorias de via simples

1 - Linha do Norte saturada? 

Alguns meios de comunicação social referiram que a linha do Norte pode não estar tão saturada como isso, encontrando-se mesmo "desafogada" nalguns troços. Porém, como é um circuito em série, a sua capacidade e velocidade são condicionadas pelos troços de partilha com suburbanos ou  mercadorias.
Fiz um pequeno gráfico ilustrativo



 Ilustração de como a linha do Norte pode ter troços em que o intervalo entre comboios é grande, mas que em troços partilhados com tráfego suburbano ou de mercadorias o intervalo entre comboios rápidos pode manter-se com velocidade reduzida mas o intervalo entre comboios sucessivos (rápido, suburbano ou mercadorias) é menor do que nos troços em que só há comboios rápidos. 
Uma hipótese não representada é a ultrapassagem numa estação com resguardos para os comboios lentos. 
No gráfico os pequenos traços verticais representam paragens em estações.



Ver pág.144 do manual condensado de transportes metropolitanos


2 - Linha convencional de mercadorias em via única

Gráfico para calcular o intervalo entre comboios e a capacidade num percurso com 2 cruzamentos em via única. Ilustração simples de que a via única limita a capacidade da linha pelo que apesar da implementing decision referir uma avaliação para a eventual duplicação do troço Évora - Caia, ela deveria desde já ser planeada. Igualmente paragens representadas por traços verticais.



 



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