1 - Linha do Norte saturada?
Alguns meios de comunicação social referiram que a linha do Norte pode não estar tão saturada como isso, encontrando-se mesmo "desafogada" nalguns troços. Porém, como é um circuito em série, a sua capacidade e velocidade são condicionadas pelos troços de partilha com suburbanos ou mercadorias.
Fiz um pequeno gráfico ilustrativo
Ilustração de como a linha do Norte pode ter troços em que o intervalo entre comboios é grande, mas que em troços partilhados com tráfego suburbano ou de mercadorias o intervalo entre comboios rápidos pode manter-se com velocidade reduzida mas o intervalo entre comboios sucessivos (rápido, suburbano ou mercadorias) é menor do que nos troços em que só há comboios rápidos.
Uma hipótese não representada é a ultrapassagem numa estação com resguardos para os comboios lentos.
No gráfico os pequenos traços verticais representam paragens em estações.
Ver pág.144 do manual condensado de transportes metropolitanos
2 - Linha convencional de mercadorias em via única
Gráfico para calcular o intervalo entre comboios e a capacidade num percurso com 2 cruzamentos em via única. Ilustração simples de que a via única limita a capacidade da linha pelo que apesar da implementing decision referir uma avaliação para a eventual duplicação do troço Évora - Caia, ela deveria desde já ser planeada. Igualmente paragens representadas por traços verticais.


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