quarta-feira, 29 de novembro de 2017

km de ferrovia e de autoestradas por milhão de habitantes


Interessante artigo de Maria de Lurdes Rodrigues:

https://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/maria-de-lurdes-rodrigues/interior/comboios-e-muitas-hesitacoes-8950778.html



Curioso como a senhora, tendo sido ministra da educação que ia às escolas anunciar o seu projeto e não ouvir, e que tomou medidas tais que levou à saída de professores competentes e à desvalorização da profissão (poucos jovens hoje desejam ser professores,  política  que foi prosseguida e que prejudica o futuro do país, apesar de modestos progresso no PISA), tem desenvolvido um trabalho riçãona sua área, sociologia. Mais uma vez se mostra que um bom técnico raramente dá um bom ministro ou politico. O que gera o paradoxo que ninguem pode ser um bom politico se não entender minimamente o assunto que vai gerir (claro que para isso servem os assessores, mas como identificar, sem amiguismos e sem conhecer os pormenores do negócio, quem tem competencia e isenção para assessorar?).
Este artigo é muito interessante porque compara os km de via férrea e e autoestradas por milhão de habitantes nos países da UE.  Claro que os paises nóricos privilegiam o transporte ferroviário. Por questõs energéticas e de responsabilidade social perante as alterações climáticas. E fazem-no que r se trate de transporte de passageiros ou de mercadorias.
Por cá, temos o plano ferrovia 2020 e a renuncia mais ou menos declarada à rede ferroviária de bitola europeia para ligação à Europa.
Pena que a propaganda do governo seja eficaz, levando Maria de Lurdes Rodrigues, depois de afirmar que é necessária a ligação à Europa, a afirmar ingénuamente que talvez seja agora que se vai desenvolver a rede ferroviária (infelizmente não são esses os planos oficiais, que se resumem a "modernizar", depois de anos de cortes na manutenção, a rede existente).

Descrição dos trabalhos de modernização da linha da Beira Baixa:

http://www.infraestruturasdeportugal.pt/centro-de-imprensa/modernizacao-da-linha-da-beira-baixa

Sem comentários:

Enviar um comentário