Como diz a sabedoria popular, no melhor pano cai a nódoa. Não bastava a complicada história do novo aeroporto de Brandeburgo em Berlim (ou melhor, ampliação de um pré-existente) que nunca mais fica pronto para colocar em causa a eficiência germanica. Em agosto de 2017, durante a construção de um tunel para a linha de alta velocidade norte sul ao longo do vale do Reno, em Rasttat, 30 km de Karlsruhe, abateu a linha existente à superficie sob a qual a tuneladora passava a 5 m de profundidade. Disseram depois os construtores que tinham estabilizado por congelação o terreno. Erro de construção, a fazer lembrar o mesmo erro na construção de um tunel para o metro de Colónia.
Junto a fotografia das vias abatidas e as ligações. Não será preciso oferecer o know-how dos especialistas portugueses, uma vez que a circulação à superficie foi reposta em outubro. A tuneladora parece que ficou encerrada no betão que foi despejado no tunel para estabilizar o terreno.
Pelos prejuizos causados ao tráfego de mercadorias, este acidente veio demonstrar a necessidade de mais investimento e melhor coordenação nos investimentos na ferrovia para assegurar a transição dotráfego rodoviário para o ferroviário para redução das emissões de gases com efeito de estufa.
http://www.dw.com/en/repairs-to-key-european-rail-link-to-take-until-october/a-40188293
https://en.wikipedia.org/wiki/Rastatt_Tunnel
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