sexta-feira, 19 de outubro de 2018

19 de outubro, uma efeméride

19 de outubro de 1739, execução por garrote e fogueira de António José sa Silva, advogado e dramaturgo. A sociedade elitista de Lisboa e a Inquisição não gostaram das sátiras do autor e a Inquisição condenou-o à morte por judaismo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_Jos%C3%A9_da_Silva

Era vivo o trisavô do meu avô. Não foi há muito.
É verdade que os tempos são outros, apesar de ser prática corrente a guerra por motivos económicos, sociais e religiosos, e por estados mandarem assassinar opositores em outros estados.
Ficarai bem um pedido de desculpas pela Igreja Católica. Não só pelas mortes de que foi diretamente responsável (apesar de dizer que entregava os condenados à justiça civil) , mas pelo obscurantismo e pela resistencia ao progresso civilizacional. Que aliás contrariam os principais conceitos básicos da religião (o conceito da solidariedade, por exemplo), embora nem todos (o conceito de culpa, por exemplo).
E se num exercício de whataboutism      https://en.wikipedia.org/wiki/Whataboutism      estimáveis comentadores disserem o mesmo de partidos que se reclamam de Karl Marx, eu diria que sim, deviam pedir desculpa pelos crimes de Estaline, que aliás são contrários aos conceitos de solidariedade e igualdade. Assim como políticos que invocam os resultados eleitorais para limitar a declaração universal dos direitos humanos.


Sem comentários:

Enviar um comentário