quarta-feira, 20 de maio de 2020

Acima das estatísticas, a rede ferroviária nacional comparada com as homólogas

Quando eu era menino e me ameaçavam com as geenas dos inferno se me afastasse dos caminhos salvíficos do guião salazarista "Deus, Pátria e Família", a propaganda do regime dava muita importancia àsa estatíticas de suicídios na Europa, para mostrar às pessoas a felicidade de viver num país como Portugal. Era impressionante como era elevada a taxa de suicidios nos paises escandinavos e na Hungria, enquanto em Portugal era insignificante.
Só que havia uma explicação, naturalmente contrariada pela propaganda, é que nos paisses escandinavos e na Hungria a estatística era bem feita e traduzia a realidade. De facto, uns anos mais tarde, muito me impressionou a elevada percentagem de suicidas entre os idosos alentejanos, especialmente em situação de viuvez, evidenciando as deficientes condições de vida e de escolaridade.

Sempre que Portugal faz uma boa figura em qualquer estatística, em comparação com outros países, lembro-me do caso dos suicidios. Até pode ser verdade, e no caso da evolução em decrescendo da mortalidade infantil é uma evidencia, mas a desconfiança é grande de cada vez que aparece uma noticia lisongeira.

Foi o caso de uma referencia a um estudo do IRG Rail, associação de reguladores de transportes ferroviários, destacando que a rede ferroviária portuguesa sofreu a mesma redução de 17% da rede francesa, e que 64% da rede nacional está eletrificada, acima da média europeia. A noticia não esconde porem a triste realidade, que a densidade em relação à população é baixa, assim como o volume de mercadorias e assim como indignificante é o valor dos investimentos:
https://tvi24.iol.pt/economia/autoridade-da-mobilidade-e-dos-transportes/portugal-entre-paises-europeus-com-maior-reducao-de-rede-ferroviaria

Estudo comparativo do IRG :
https://www.irg-rail.eu/irg/documents/market-monitoring/220,2019.html

Artigo da Cargo News:
https://revistacargo.pt/ecossistema-ferroviario-portugues-com-ligeira-subida-de-investimentos-infra-estruturais-em-2018/?utm_source=Revista+Cargo+%7C+Site&utm_campaign=2f67e58204-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_294add96a1-2f67e58204-53314843

Sem comentários:

Enviar um comentário