quinta-feira, 28 de maio de 2020

Hoje falamos de cenouras



https://revistacargo.pt/olano-transportou-mais-de-2-500-toneladas-de-cenoura-portuguesa-para-franca/

Hoje falamos de cenouras. Para não sermos como aquelas criancinhas que responderam à professora que as galinhas cresciam nos supermercados aonde as mães iam buscá-las para fazerem a canjinha.
Ainda, ou já,  há quem trabalhe em Portugal.
Na noticia da Revista Cargo, dá-se conta que entre 13 de abril e 15 de maio de 2020 , 20 camiões fizeram 120 viagens de ida e volta de Salvaterra de magos à região de Bordeus para transportar 2500 toneladas de cenoura.
Aplausos para a transportadora, mas se o transporte tivesse sido ferroviário, teria bastado 1 comboio em 4 viagens de 630 toneladas cada (30 vagões).
Só que, não há comboios de bitola UIC, nem há vagões para transportar os semireboques refrigerados (recordo o prof Daniel Barbosa a contar a história de quando perguntou à CP se tinha vagões refrigerados para armazenar maçã à espera da subida do preço, e um inspetor da CP, amavelmente, lhe ter dito que sim, tinha ums vagóes muito frescos, onde o pessoal no verão aproveitava para descansar à hora de maior calor).
Isto é, não se pretende acabar com o transporte rodoviário, mas sim "pôr"  os camiões na região de destino para depois fazerem a distribuição fina. Como já fazem os espanhois com as suas autopistas ferroviárias.
De modo que provavelmente continuaremos na apagada e vil tristeza de quem não faz os investimentos necessários, enquanto quem trabalha vai conseguindo uns sucessos como este, "malgré tout".
Como sugeria um economista, a economia em Portugal voa baixinho, e vai dando para alimentar o grupinho dos credores domésticos e estrangeiros, mas podia voar mais alto.
As cenouras, ricas em vitamina A e componentes essenciais de deliciosas tortas.

3 comentários:

  1. Há transporte de bens refrigerados de Valência e Múrcia para Londres em 72 horas.

    Não tenho a certeza que em Espanha os comboios já circulem só em bitola UIC.

    No meio de muitos outros obstáculos e problemas, a bitola deverá ser o menor deles.

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  2. O link que ficou esquecido:
    https://www.railbusinessdaily.com/transfesa-logistics-launches-a-new-refrigerated-express-transport-by-train-to-london/

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    1. Muito obrigado pela informação com muito interesse. Procurando mais um bocadinho, temos como base deste transporte as caixas refrigeradas Unit 45
      https://unit45.com/en/

      https://uk.dbcargo.com/rail-uk-en/News_Media/news/new-express-rail-freight-service-between-Spain-and-Britain-5143856
      que possivelmente serão transferidas do troço em bitola ibérica de Valencia a Barcelona para vagões de bitola UIC seguindo daí por terra até Inglaterra atravessando o canal até ao grande terminal de Barking:
      https://uk.dbcargo.com/rail-uk-en/what-we-offer/case_studies/London_Eurohub-1924960

      A propósito de Valencia cito ainda esta ligação, sobre os trabalhos em Espanha para instalação de bitola UIC no corredor mediterranico:
      https://vialibre.org/noticias.asp?not=29556&cs=infr


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