segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Enquanto na Europa se discute o que ou quando fazer ...

 O tráfego ferroviário China-Europa continua  crescer. 

Realizados em 2020  12.400 comboios China-Europa (cerca de 34/dia) correspondendo a 1,14 milhões de TEUs de 20' (cerca de 3.130 TEU/dia e 92 TEU/comboio ).

Informação retirada de

http://english.www.gov.cn/archive/statistics/202101/11/content_WS5ffbb930c6d0f725769439bf.html

2 comentários:

  1. Assim se prova que a bitola não é um problema para o transporte internacional de mercadorias.

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  2. Evidentemente que não é um fator impeditivo.É sim um fator que reduz o rendimento geral (eficiênci em termos de custos económicos) do transporte num grau que depende da aplicação (economia de escala, por exemplo, maior afetação para percursos menores, por exemplo). Quando possível aumentar o rendimento eliminando esse fator, penso que se deve fazê-lo, ensinam-nos nas escolas técnics que se deve tentar o maior rendimento. Recordo o estudo citado pela IP, em que a adoção da bitola UIC induziria uma redução do custo do transporte de 7% (ver https://1drv.ms/w/s!Al9_rthOlbwevEQfwy9-CwmTgxNR?e=lCiHNI )

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