segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Exercício para a chegada da linha de Alta Velocidade a Lisboa

Apenas como exercício académico, junto 4 hipóteses para a chegada da linha AV a Lisbo e ligação a um novo aeroporto, já que por força dos regulamentos comunitários s capitais devem estar ligadas a aeroportos internacionais e um aeroporto internacional não deve estar embebido numa capital, por mais apetecível que isso seja para as companhias aéreas low cost.

Linha AV a amarelo; circular suburbana a azul; chegada da linha AV a Lisboa pela margem esquerda do Tejo mas travessia por alturas da Póvoa de Sta Iria e segunda travessia no Parque das Nações; o troço 1-2-3 permitirá manter no aeroporto HD muitos serviços durante a 1ª fase do novo aeroporto; 1 – estação aeroporto HD; estação Parque das Nações; 3 – estação novo aeroporto (suposta no CTA o mais a ocidente possível)


Aproximação da linha AV a Lisboa pela margem esquerda do Tejo; solução mais económica, mas exigindo o troço 1-2-3 com velocidade comercial elevada (tempo de percurso 2-3 de 22 km com vel.máx 200 km/h e aceleração/desaceleração 0,8 m/s2 : menos de 8 minutos) e injeção de comboios e a maior proximidade possível do novo aeroporto, dada a inexistência de estação AV em Lisboa


Entrada AV em Lisboa pela margem esquerda do Tejo; concordância no novo aeroporto  (comboios Porto-Lisboa, Porto-Madrid; Lisboa-Madrid)


Entrada da linha AV em Lisboa pela margem direita do Tejo; solução mais cara, mas mais eficiente em termos energéticos para a ligação Lisboa-Porto; na análise custos-benefícios das várias hipóteses deverá considerar-se não só os custos de construção (em túnel subaquático ou ponte, com ou sem partilha com a ligação suburbana), mas também os benefícios dos melhores tempos de viagem e consumos de energia, inclusivé para as diversas posições para o novo aeroporto (no pressuposto da solução Montijo ser transitória e a utilização do aeroporto HD se manter parcialmente durante as várias fases de construção do novo aeroporto)






 

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