quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Investimento de 10 milhões de euros da DB Schenker na Irlanda

https://revistacargo.pt/db-schenker-investe-10-milhoes-de-euros-em-novas-instalacoes-na-irlanda/


Porque irá a DB Schenker investir 10 milhões de euros numa plataforma logistica num porto pequenino da costa ocidental da Irlanda? Só porque tem um aeroporto de uma pista de 3 km? Ou porque considerou que as redes TEN_T vão ser revistas e o corredor atlantico vai passar a incluir 3 rotas em ferry de Dublin, Cork e Shannon para Saint Nazaire e Havre? ( ver http://fcsseratostenes.blogspot.com/2021/01/o-mapa-das-redes-ferroviarias.html )

Aqui há uns anos a DB Schenker tinha uma campanha publicitária intensa na comunicação social portuguesa, que levavam cargas para onde fosse preciso, e tinham um comboio para a Alemanha. Depois houve umas manifestações de muitos portugueses, que não queriam um porto na Trafaria. Não era na Trafaria, que já lá há dois, um de graneis cerealiferos e outro de combustiveis, era na Cova do Vapor-Bugio. Mas os portugueses não quiseram e os decisores (capitaneados por Sergio Monteiro) foram a correr para o Barreiro, parece porque uns de Singapura tinham dito que fazendo umas obras no estuário ficava um porto muito bom. Veio depois a AIA  e houve chumbo, Depois houve alteração da posição do terminal e ficou em águas de bacalhau, para grande desgosto de um ex vereador cujo gabinete de projeto de um familiar já tinha feito o projeto da imobiliária do Barreiro ex CUF e se preparava para fazer o do futuro imobiliário do futuro ex terminal de Santa Apolónia. 
Evidentemente que a DB Schenker percebeu que o que havia a fazer era deixar-se de comboios para a Alemanha e parar a campanha publicitária e cingir-se em Portugal aos seus camiões que também é negócio.
Agora em Shannon ( pequeno porto em Foynes), pode ser que não aconteça o mesmo, nunca se sabe.
Mas isto sou eu que sou observador de fora.
Rede ferroviária da Irlanda: 2700 km ; Foynes-Dublin ~ 230 km




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