Na A2 no sentido N-S ocorreu em 28 de julho de 2024 ao km 175,9 , mais um acidente com consequências graves por falta de rail de segurança.
Recordo os acidentes que vitimaram em dezembro de 2022 a cantora Claudisabel na A2 ao km 85 e uma senhora em janeiro de 2024 na A1 ao km 167. No primeiro caso a colisão por trás do pequeno automóvel, equipado com bancos altos, terá sido insuficiente para provocar a morte da condutora.
Em todos os casos o despiste poderia ter sido evitado se estivesse instalado rail de segurança (o qual deverá ter proteção contra despiste de motociclistas). Na ausência do rail o automóvel bate no talude cuja inclinação é demasiada para poder orientá-lo, como deveria, paralelamente à autoestrada e agrava o acidente por imobilização brusca. Esta é outra inconformidade para além da falta do rail.
São inadmissíveis estas duas inconformidades e a ANSR deveria promover e divulgar os resultados de inquéritos rigorosos e independentes a estes acidentes. Talvez isso contribuísse para reduzir o índice de sinistralidade de Portugal segundo os padrões da UE.
acidente na A2 ao km 175,9
https://cnnportugal.iol.pt/a2/acidente/acidente-corta-a2-nos-dois-entidos/20240728/66a68114d34ea1acf26cbf1b
acidente na A2 ao km 85
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/01/o-acidente-ao-km-85-na-autoestrada-para.html
acidente na A1 ao km 167
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/01/acidentes-rodoviarios-na-a2-ao-km85-em.html
panorama da segurança rodoviária
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2024/05/o-momento-da-seguranca-rodoviaria.html
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