quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

O metro de Pequim (Pákin em cantonês, Beijing em mandarim)



https://www.railwaygazette.com/transport-and-mobility-projects/beijing-metro-now-the-worlds-longest/55436.article

Para os curiosos de números, a noticia da Railway Gazette informa que com duas recentes extensões, uma de 16,6 km e outra de 4,5 km, ambas para uma zona suburbana da sudeste, o metro de Pequim passou a ser a maior rede do mundo, com 699,3 km e 405 estações.
Em 2013 os números eram 442 km e 261 estações:
https://fcsseratostenes.blogspot.com/2013/01/noticias-de-metropolitanos.html

Outra curiosidade é que uma das suas linhas é de levitação magnética e, para possivel gaudio do senhor ministro do Ambiente, tem duas linhas circulares, uma , dizem as más linguas, que foi Mao que determinou, e que é uma grande circular externa. Guardadas as devidas distancias, dava jeito em Lisboa uma circular externa, não a hipótese de circular proposta pelo governo e a CML.

mapa do metro de Pequim já com as recentes extensões da linha 7 e da linha de Batong para o Universal Resort
Também é curioso observar a vaga semelhança com Lisboa, para além da descricionaridade imperativa da primeira linha circular, o prolongamento de duas linhas para o novo grande parque temático Universal Resort (pena não se prolongar a linha verde de Telheiras à nova feira popular e à CRIL):
https://youtu.be/rPdeZ1KaXQw

Como dizia Juvenal no tempo dos imperadores, "panem et circenses". Mas se as pessoas gostam e acorrem em massa, quem sou eu para criticar seja o que for... ?

Junto algumas fotografias do metro de Pequim,

notar as portas de cais
notar as portas de cais
eram 18:40 de um dia útil de dezembro de 2018; não parecem sardinha em lata como o sr secretário de Estado perorou
notar, à esquerda, o posto com pórtico de deteção de metais, existente em todos os acessos, guarnecido com 3 funcionários, um dos quais olhando com interesse para mim




1 comentário:

  1. E ainda tem uma linha semi-circular, que é a do aeroporto. Nunca tinha visto nenhum assim.

    ResponderEliminar