quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Consulta pública sobre a nova feira popular


Para ver os documentos da consulta pública, cujo prazo terminou em 30jan2020:











Comentário enviado ao portal participa sobre a consulta pública sobre a nova Feira Popular, sugestões e discordância parcial



Ressalvando possível deficiência de informação devido ao pouco tempo de análise, e notando que uma consulta pública, para ser útil, deveria ter sido feita na fase de desenvolvimento do estudo,  comento:
1 – Discorda-se do corte da estrada da Pontinha na extremidade sul/poente, entrada. Esta obstrução sobrecarregará as vias envolventes da estação de metro da Pontinha e dificultará a mobilidade dos meios de socorro em caso de desastre nas instalações do metro, da Carris e da Casa do Artista. Existem dois portões do metro na estrada da Pontinha não só para acesso às vias de ensaio mas também por razões de segurança contra emergências. Em qualquer caso, ter em atenção a vetustez das oliveiras junto do lado norte das instalações da Carris.
2 – Para compensar a redução de área em 1 sugiro o aproveitamento de algumas áreas na extremidade norte/este, com ligação aérea sobre a avenida prof Francisco Gama Caeiro
3 – o traçado aéreo da linha de alta tensão do desenho OT2 não parece correto (ver anexo alta tensão vista) e as referencias no ponto 4.8.4.4 não parecem dar garantias suficientes para ações concretas, sugerindo-se acordo escrito publico incluindo o metropolitano que também é atravessado por esta linha (que aliás já devia estar em cabo subterrâneo há muito)
4 – Uma das valências de uma feira popular é um meio de transporte aéreo que a atravesse. Sugere-se um sistema teleférico (do tipo das pistas de sky, de locais turísticos na Madeira, da cidade de Medellin e do parque das nações, mas com gondolas para 6 pessoas, capacidade máxima de 3000 pessoas/hora-sentido e paragem automática caso não haja pedidos de movimento), com os pilares ao longo das vias de serviço e com 3 pontos de acesso (entrada sul/poente, extremidade norte/este e entrada poente do parque verde. Seria desejavelmente de negociar a sua exploração pelo metro (como meio complementar) ou concessão a terceiro. Estimam-se custo inferiores a 10 milhões de euros tudo incluido.
5 – Existindo um plano de expansão do metropolitano que prevê a extensão da linha de Telheiras pela praça Francisco de Assis e av.cidade de Praga até à estação da Pontinha, deverá ser confirmado que não haverá qualquer interferência com essa construção devido à ocupação de solos ou subsolos (reserva de canal). A considerar igualmente uma variante mais eficiente, que pela av.prof Francisco Gama Caeiro  e serra da Luz se dirigirá eventualmente à CRIL para um parque dissuasor do tipo autossilo (ver anexos expansão TE_PO e expansão TE_CRIL).



traçado aéreo alta tensão

Extensão  TE  -  CRIL

extensão TE - PO

Sem comentários:

Enviar um comentário