quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade e o estado dos elevadores do metro e da IP

 Apesar da pormenorizada legislação de defesa do direito à mobilidade das pessoas com mobilidade condicionada e da elegância com que descreve soluções (DLs 163/2006, 136/2014 e 125/2017), verifica-se a deficiente manutenção dos elevadores em estações de metro e da IP  e a ausência de meios mecânicos ou de rampas de acesso em estações, algumas das quais de tráfego elevado.

A precipitação excecional de 17dez2022 provocou avarias , por insuficiente proteção, nas casas das máquinas dos elevadores das estações de Entrecampos da IP e do metro, e de Sete Rios da IP,  que se mantêm mais de um mês depois, como se pode verificar localmente e pela consulta do estado dos elevadores no site do metro. Serão exemplos da pouca consideração que as instancias decisoras têm para com os direito das pessoas com mobilidade condicionada, invocando-se a carencia de meios financeiros. Salvo melhor opinião, a solução passaria pelo retorno da responsabilidade pela manutenção a orgãos técnicos do metro e não o recurso ao "outsourcing".  

https://fcsseratostenes.blogspot.com/2023/02/noticias-do-metropolitano-em-fevereiro.html

Considerando as dificuldades financeiras do país, a própria legislação europeia prevê a possibilidade de ajuda, como aliás o PRR veio mostrar.

Infelizmente também já se verificou a dificuldade de monitorização da justeza das candidaturas e da monitorização da aplicação das verbas. No fundo, é um exemplo da dificuldade de organização e coordenação de ações concretas e eficientes num contexto em que desde há muitos anos predominam os critérios político-partidários nas estruturas e nas decisões.

A propósito do orçamento de Estado para 2020 fiz algumas propostas para instalação de elevadores nas estações de Jardim Zoológico, Entrecampos e Campo Grande, conforme se pode ver em   https://fcsseratostenes.blogspot.com/2020/06/considerando-que-os-mapas-de-despesa-do.html

Apenas se instalaram, entretanto, elevadores em Entrecampos, sendo que é o elevador superfície-átrio zona não paga que se mantem avariado, conforme mostra o site do metro.

Sendo o PRR uma oportunidade para o metro deixar de incumprir a legislação nacional  e comunitária sobre a acessibilidade, deixo a sugestão que qualquer gestor de equipamentos daria perante um índice de fiabilidade tão baixo, para além da melhoria dos processos de aquisição e de manutenção: sem prejuízo do cumprimento dos objetivos funcionais, redução do número de equipamentos: 1- em vez da existencia de 2 elevadores cais-átrio zona paga, mais um elevador superfície-átrio zona não paga, instalar um elevador superfície-átrio zona não paga-cais com validadores como na estação Roma; 2 - recurso sempre que possível a rampas de acesso em substituição de elevadores.

Observo que o recurso a rampas em vez de elevadores, nomeadamente o elevador superfície-átrio zona não paga, já tinha sido sugerido para Entrecampos, mas a posição oficial é a de que estimula o vandalismo (o que poderia ser contrabalançado com a instalação de videovigilancia e o agravamento das penas dos assaltantes ou poluidores). Não consta que tenha havido problemas nas rampas circulares do centro comercial de Campo Pequeno.

sugestão de 2020 para rampas superfície-átrio zona não paga:
3 - rampa da superfície para o nível do corredor, com substituição da escada existente no lado poente
4 - idem, no lado nascente (facultativo; constituiria uma travessia subterrànea da Av.República)
5 - elevadores da IP
a rampa com o nº3 está no local origem da inundação da casa das máquinas e propõe-se agora para substituir o elevador superfície-átrio zona não paga


Junto de seguida uma atualização das sugestões para Jardim Zoológico e Campo Grande, notando que na descrição na avaliação ambiental das obras no Campo Grande, dispensáveis segundo o conceito de linha em laço ou espiral, nada consta sobre a adaptação da estação à acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, contrariando assim o artigo 48 da Constituição (direito à informação e à participação em assuntos públicos).


I - Jardim Zoológico

Hipótese 1 -  2 elevadores cais-átrio zona paga  e acesso a partir da superfície por rampa





local de instalação de elevadores de planta retangular de menor dimensão perpendicular à via, com corte das escadas no mesmo sentido e eventual abertura de nicho na parede lateral para reposição das unidades de passagem


O acesso a partir da superfície poderá fazer-se a partir da rampa existente com rebaixamento do pavimento e abertura de passagem junto do elevador da estação da IP ao nível das lojas do corredor de ligação ao metro


Hipótese 2 - substituição de todos os elevadores do metro e da IP por rampas



II  - Campo Grande

Hipótese 1 - um elevador da superfície para o átrio de bilheteiras (zona não paga) e 3 elevadores da zona paga do átrio para cada um dos cais


1 - elevador superfície-átrio de bilheteiras zona não paga-cais lateral norte 
2 -elevador átrio bilheteiras zona paga-cais lateral norte (alternativa a 1 dispensando neste a ligação átrio-cais norte)
3 - elevador átrio bilheteiras zona paga-cais lateral sul
4 - elevador átrio bilheteiras zona paga-cais central no interior da torre poente com remodelação do seu interior e das salas poente ao nível do átrio de bilheteiras para instalação de corredor entre a zona paga e o elevador
5 - alternativa a 4, com abertura de passagem no pavimento do cais central


viabilidade de instalação de elevador superfície-átrio de bilheteiras zona não paga-cais lateral norte


viabilidade da instalação do elevador átrio de bilheteiras zona paga-cais lateral


Hipótese 2 - substituição de todos os elevadores por rampas


O investimento nas rampas e nas remodelações do interior da sala técnica é compensado pela economia na aquisição e manutenção dos elevadores e pela valorização da disponibilidade dos acessos


III - As restantes estações por adaptar ao PNPA

Relativamente à situação em 2020, foi também equipada com elevadores a estação Cidade Universitária (serviço do Hospital Santa Maria). 
Deverão beneficiar de intervenções prioritárias as estações:

- Alto dos Moinhos, serviço do Hospital Lusíadas

- Baixa Chiado (insuficiente a plataforma existente na escadaria do acesso da rua do Crucifixo)
     
As restantes estações não equipadas ( Martim Moniz, Intendente, Anjos, Campo Pequeno, Picoas, Laranjeiras, Praça de Espanha, Parque, Avenida) terão menor grau de prioridade, mas isso não dispensa a elaboração dos projetos de adaptação e a calendarização da sua adaptação. 
Igualmente se impõe a garantia de eficiência do sistema de monitorização em tempo real do estado de funcionamento dos elevadores e do acesso dos interessados a esta informação por meios telemáticos.

PS em 25fev2023 - Amável correspondente chamou-me a atenção que para o índice de fiabilidade baixo dos elevadores do metro contribui também um elevado grau de vandalismo. Mais uma razão para câmaras de vigilância, pese embora as preocupações da comissão de proteção de dados.




PS em 8jul2024 - Estão finalmente a funcionar os 4 elevadores na estação Campo Grande (nível superfície-átrio bilheteiras; nível bilheteiras-cais para Odivelas; nível bilheteiras-cais central; nível bilheteiras-cais para Telheiras). Evidentemente que não foram seguidas as minhas sugestões.

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